INCLUSÃO E EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

VOICES AND SILENCES OF TEACHERS ACTING IN SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE

Palavras-chave: Inclusão. Exclusão. Salas de Recursos Multifuncionais. Vozes. Silêncios.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar, por meio de vozes e silêncios dos professores do atendimento educacional especializado, traços de inclusão e exclusão no contexto das salas de recursos. O estudo caracteriza-se como estudo de campo de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que atuam em salas de recursos multifuncionais da rede municipal da educação de Palmas. As vozes e silêncios dos docentes revelam avanços e retrocessos no que tange ao processo de inclusão dos alunos com deficiência na escola de ensino regular. Contudo, é importante destacar que a sala de recursos é um importante espaço que caminha na direção da inclusão, mas não podemos ignorar que no contexto histórico de anos de exclusão escolar, a inclusão ainda é meta que necessita ser alcançada.

Biografia do Autor

Lucas Leal Lima de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pedagogo pela Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Professor efetivo da Rede Municipal de Porto Nacional, TO. 

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática, Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba, Mestre em Educação pela Uniso e Doutora em Educação pela Unimep. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

ALVES, Denise de Oliveira et al. Sala de Recursos Multifuncionais: espaço para atendimento educacional especializado. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2006.
BEYER, Hugo O. Da integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, Claudio Roberto (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre. Mediação, 2006, p. 73-81.
BONETI, L. W. Estado e exclusão social hoje. In: ZART, P. (org.). Os caminhos da exclusão social. Ijuí: Unijuí, 1988.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacionais. Brasília, DF, dezembro de 1961.
BRASIL. Lei 5.692, de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 de ago. 1971.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira da inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 6 de julho de 2015.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERREIRA, Maria Cecília Carareto; FERREIRA, Júlio Romero. Sobre inclusão, políticas públicas e práticas pedagógicas. In: Góes, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Frizsman. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
JANUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção educação contemporânea).
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Nota para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. In: GÓES, Maria Cecília Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MATTOS, Geraldo. Dicionário Júnior da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2011.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Inclusão/exclusão escolar e afetividade: repensando o fracasso escolar das crianças de classes populares. Educar em revista, Curitiba, Brasil, n. 44, p. 217-233, abr./jun. 2012.
MENEZES, Vânia de. Educação: inclusão ou exclusão?, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018.
MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed. 2003.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Davi. Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
SOUSA, Lucas Leal Lima de. Salas de Recursos Multifuncionais: espaço de inclusão ou reclusão dos excluídos? 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, 1990. Disponível em . Acesso em: 26 fev. 2017.
UNESCO. Conferência Mundial de Educação Especial. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, 1994, Salamanca-Espanha.
ZARDO, Sinara Pollom. Direito à educação: a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino. 2012. 378 f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Distrito Federal.
Publicado
2022-08-29