O ENSINO DE LINGUÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO EM CONTEXTOS TRANSCULTURAIS

  • Wesley Nascimento Santos Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Povos Indígenas; Educação Indígena; Transculturalidade.

Resumo

Este texto relata minha experiência como monitor num tema contextual da grade curricular do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores(as) da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma licenciatura a fim de formar professores indígenas, cujo diferencial, dentre outros, é o ensino a partir de uma perspectiva transcultural, o qual, em linhas gerais, respeita as especificidades culturais de cada etnia (como suas ciências, seus conhecimentos tradicionais, sua realidade cultural, sua história de vida, seus compartilhamentos de experiências, a visão de mundo, a produção coletiva de saberes etc.) e, assim, não se filia às práticas de conhecimento fragmentadas e reprodutivas das quais o ocidente se tem valido. Neste sentido, também discutimos o ensino de Linguística como forma de empoderamento dos alunos da Licenciatura Intercultural no que se refere a contextos de relações em que se predomina o aspecto transcultural de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Wesley Nascimento Santos, Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas
Mestrando em Linguística e bolsista do CNPq [Processo 130913/2016-2] pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP).

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Publicado
2017-11-07