A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RORAIMA

Palavras-chave: CTS. Educação do Campo. Formação de professores.

Resumo

Este artigo discute a abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no curso de Licenciatura em Educação do Campo de Roraima (LEDUCARR). O objetivo geral foi verificar se, e de que maneira, a abordagem em CTS está inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Trata-se de um estudo deste documento sob a análise de conteúdo por categorias temáticas, proposta por Bardin (1977). Analisaram-se quatro categorias: fundamentos, concepção pedagógica e metodologia do curso; objetivos do curso; competências e habilidades na formação e perfil do egresso; e estrutura curricular. Segundo a análise, os objetivos do curso e o delineamento do perfil do egresso atendem satisfatoriamente à abordagem em CTS, entretanto constatou-se que o PPP não cita o termo CTS, apesar de existir uma aproximação paradigmática entre ambos nas demais categorias analisadas. Sugere-se, portanto, a inserção do termo CTS permeando todo o currículo, introduzindo sua abordagem a partir de cursos multidisciplinares com projetos pedagógicos interdisciplinares, o que possibilitaria uma visão não fragmentada das ciências, tecnologias e dos saberes historicamente construídos, fortalecendo, assim, a formação dos professores para a Educação do Campo.

Biografia do Autor

Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) em colaboração com o Instituto Federal de Roraima (IFRR). Licenciada em Educação Física pelo IFRR. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRR - Campus Novo Paraíso.  Membro do grupo de pesquisa: Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemológicas do professor do/no campo (UFRR).

José Lopes Soares, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) em colaboração com o Instituto Federal de Roraima (IFRR). Licenciado em História pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino do Estado de Roraima.

Ivana Marques Marzano, Instituto Federal de Roraima (IFRR)

Doutora em Ciências Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Química pela UFMG e em Pedagogia pela Unicesumar. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Roraima - Campus Novo Paraíso e membro do grupo de pesquisa: Biodiversidade Funcional em Ecossistemas Florestais no Estado de Roraima (IFRR).

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenador do grupo de pesquisa: Formação de professores, práticas pedagógicas e epistemológicas do professor do/no campo (UFRR).

Nilra Jane Filgueira Bezerra, Instituto Federal de Roraima

Doutora em Educação, Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Licenciada em Matemática pela UFRR. Professora do Mestrado em Educação da UERR e do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e membro do grupo de pesquisa: Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR).

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos