EDUCAÇÃO E DIFERENÇA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM ARTES VISUAIS NA COMUNIDADE SURDA

Palavras-chave: Biografemática. Filosofias da Diferença. Linguagem. Educação Menor. Artes Visuais.

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que se propôs a pensar uma experiência docente em artes visuais com estudantes surdos em uma escola bilíngue. Procurou articular a educação atravessada pelos conceitos de diferença, experiência, território e linguagem, a partir de autores como Carlos Skliar (2014) Jorge Larrosa (2010), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1996, 2011). Apresenta como problemática: Como escrever (com) a vida que pulsa em meio a experiência docente em artes visuais com estudantes surdos? Assim, as autoras operaram com a escrita biografemática como possibilidade metodológica de produzir pesquisa, método cunhado por Barthes (2003) que pensa a vida como a construção de um texto, isso porque a pesquisa não objetiva narrar uma história roteirizada, mas apresentar a vida em sua imanência. Como materialidades da investigação foram acionadas memórias de lugares vividos na infância, a produção de biografemas em um diário visual e a composição fotográfica de imagens do processo. Concluímos que ao invés de dominar uma língua é preciso flertar com outra, inventar e trapacear, aceitar outras formas de escrita, ignorar todas aquelas normas aprendidas em prol de uma simples comunicação, livre de preconceitos ou da postura de dominação.

Biografia do Autor

Sara Beatriz Eckert Huppes , Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Arte nas redes municipal e estadual na cidade de Santa Maria, RS. 

Angélica Neuscharank, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Arte na Rede Municipal de Educação de Santa Maria, RS. 

Referências

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. (Trad. Leyla Perrone-Moisés.) São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BRASIL. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
CORAZZA, Sandra Mara, OLIVEIRA, Marcos da Rocha, ADÓ, Máximo Daniel Lamela (Orgs). Biografemática na Educação: Vidarbos. Porto Alegre, UFRGS; Doisa, 2015.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 3. São Paulo: Editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, v. 2. São Paulo, Ed. 34, 2011.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GALLO, Sílvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil. Educação e Filosofia. Universidade Federal de Uberlândia, 2017.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. In: Gilles Deleuze. Revista Educação e Realidade. V.27, n2. UFRGS. Porto Alegre, RS. 2002.
LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007, p. 129 -156.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35-86.
LARROSA, Jorge. Linguagem e Educação depois de Babel. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. 6.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
OLIVEIRA, Marilda O. de., CARDONETTI, Vivien Kelling; SANTOS, Cláudia Aparecida dos; GARLET, Francieli Regina. Revezamentos entre teoria e prática: movimentos que acionam outros modos de pensar o ensino da arte. Revista Portuguesa de Educação, Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho (UM), 31 (1), pp. 94-107.
SKLIAR. Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução de Giane Lessa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SKLIAR. Carlos. (org.) Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 4ª Edição. Porto Alegre: Mediação, 2004.
SILVEIRA, Sousa de. História da Língua portuguesa. In: CARDORE, Luís Agostinho. Curso prático de Português. São Paulo: Ática, 1994.
Publicado
2021-07-13