METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E NORMATIVAS CURRICULARES NO TOCANTINS: INFLUÊNCIAS, DISSONÂNCIAS E TENSÕES

Palavras-chave: Política e Gestão Educacional. Documento Curricular do Tocantins. Currículo. Legislação da Educação. Escola.

Resumo

O artigo aborda as temáticas sobre Pedagogia da Alternância e Currículo. Tem por objetivo tecer leitura crítico-descritiva a respeito da abordagem da metodologia da Pedagogia da Alternância na implantação das normativas Curriculares do Território Tocantinense. O estudo tem caráter bibliográfico, com buscas em repositórios científicos da produção sobre Pedagogia da Alternância no Brasil na segunda década dos anos 2000; e documental, com análises de normas que estabeleceram diretrizes curriculares no âmbito nacional, sendo a Base Nacional Comum Curricular, e, de forma especial, no âmbito estadual, apreendendo as que subsidiaram a construção do Documento Curricular do Território do Tocantins. Presume-se certa influência, mas um maior distanciamento entre o Documento Curricular do Tocantins e a proposta metodológica da Pedagogia da Alternância, evidenciando uma construção pedagógica à margem das políticas públicas educacionais e curriculares centrais no Estado.

Biografia do Autor

Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, UFT

Doutora em Educação pela UFSCAR (2019). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação (profissional).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Anpae)

Pós-Doutora em Educação (Unoesc). Doutora e Mestre em Educação (UFG). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE).ação

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG/Anpae)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Gurupi - TO.

Ana Gabriela Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Servidora efetiva no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF em Guaraí - TO.

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Publicado
2020-08-03