DESENVOLVIMENTO DA SOCIOAFETIVIDADE E MANUTENÇÃO DO BEM-ESTAR DISCENTE EM ESCOLAS-RESIDÊNCIAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: Apadrinhamento. Internato. Inclusão. Interação social

Resumo

Escolas-residências são espaços nos quais o estabelecimento de relações sociais é marcante na vida dos jovens, quando são formadas amizades com forte desenvolvimento de intimidade. O presente artigo explora as interações em um contexto de internato, por meio de um estudo exploratório em uma escola residência de ensino médio no Município do Rio de Janeiro, RJ. Foram realizadas 200 horas de observações semietnográficas e entrevistas semiestruturadas, cujos resultados mostraram que dentre todos os aspectos que causam desconforto e incômodos nos alunos, o processo de apadrinhamento – em que alunos veteranos fazem a recepção de alunos novos - gera conflitos que afetam o progresso dos alunos. Dessa forma, o presente artigo promove o entendimento sobre os principais efeitos de um contexto de internato sobre o desenvolvimento da socioafetividade em jovens estudantes.

Biografia do Autor

Erica de Lara Ivanowics Duba, UniCarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (UniCarioca), Centro Universitário Carioca (UniCarioca). 

Ana Paula Legey de Siqueira, UniCarioca

Doutora em Ciências (IOC/Fiocruz), Centro Universitário Carioca (UniCarioca). 

Antônio Carlos de Abreu Mól, UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear (COPPE/UFRJ), Centro Universitário Carioca (UniCarioca). 

Veronica Elói de Almeida, UniCarioca

Doutora em Sociologia (UFRJ), Centro Universitário Carioca (UniCarioca). 

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Instituto de Engenharia Nuclear

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Instituto de Engenharia Nuclear (IEN). 

Alessandro Jatobá, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

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Publicado
2021-08-27
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos