A Comissão Própria de Avaliação perante os cursos de EaD: a experiência da Unitins

  • Rodrigo Barbosa Silva Unitins
  • Dra. Willany Palhares Leal Unitins
  • Me. Alcides do Nascimento Moreira Unitins

Resumo

O artigo apresenta a relevância dos trabalhos da CPA da UNITINS, em especial, dos relatórios de autoavaliação, que sustentaram as discussões da comunidade acadêmica em prol da reestruturação pedagógica e reconfiguração política da instituição promovida pela equipe gestora. A metodologia utilizada pauta-se na análise de documentos institucionais, preceitos legais, de âmbitos federal e estadual, e relatos orais dos sujeitos que participaram do processo histórico de defesa da universidade pública estadual, gratuita e de qualidade. Os resultados obtidos mostraram que os relatórios avaliativos institucionais, quando elaborados de modo autônomo pela CPA, partindo das ações dialógicas empregadas neste processo, tornam-se instrumentos de poder em prol da transformação político-institucional necessária para a efetivação de um ambiente acadêmico democrático. A avaliação institucional realizada na UNITINS, por meio da atuação de sua CPA, nestes últimos anos, caracterizou-se como um processo importante de readequação da estrutura política, administrativa e pedagógica, seguindo as diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores da EaD no país, além de possibilitar o redimensionamento dos mecanismos de acompanhamento da vida acadêmica e das interfaces do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão em todas as instâncias da instituição, especificamente como uma análise do processo de reestruturação da universidade e da reorganização dos diferentes setores institucionais.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Silva, Unitins

Educação

Comunicação

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996.

_______. Credenciamento da UNITINS para a oferta de cursos de graduação a distância. Brasília: Ministério da Educação, Portaria no 2.145, de 16 de julho de 2004.

_______. Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

_______. Termo de Ajustamento de Conduta – TAC entre UNITINS e MEC. Palmas: Justiça Federal de 1ª Instância, Seção Tocantins, 28 jul. 2009a.

_______. Descredenciamento da UNITINS para a oferta de cursos de graduação a distância. Brasília: Ministério da Educação, Portaria no 44, de 18 de agosto de 2009b.

_______. Integração da UNITINS ao Sistema UAB. Brasília: Ministério da Educação, Portaria no 837, de 24 de junho de 2010.

CASTANHEIRA, Ana Maria; COELHO, Abílio Ribeiro. Avaliação institucional: ações consolidadas na graduação. São Paulo: Mackenzie, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez, 1996.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

SOBRINHO, José Dias. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.

TOCANTINS. Estatuto Constitutivo da Fundação Universidade do Tocantins. Palmas: DOE n. 1.936, 8 jun. 2005.

UNITINS. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Palmas: UNITINS, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.

Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos