A SALA DE AULA INOVADORA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTAR A APRENDIZAGEM ATIVA

Palavras-chave: Estratégias Pedagógicas. Aprendizagem Ativa. Inovação na Educação.

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica da obra “A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar a Aprendizagem”, de autoria de Fausto Camargo e Thunie Daros, professores na Uniamérica, com vasta experiência na área de metodologias didáticas e experiências ativas em sala de aula. Na resenha apresento a obra e exponho argumentos sobre a adoção de estratégias ativas na sala de aula. O livro possibilita ao leitor além destas discussões iniciais a possibilidade de conhecer 43 propostas de sequencias didáticas ativas para a implementação na sala de aula.

Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFM

Doutor em Ciências da Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa. Professor Associado II na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão.

 

Referências

CAMARGO, F.; DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

BACICH, Lilian. Formação continuada de professores para o uso de metodologias ativas. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018. p. 130-152.

FAVA, Rui. Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Penso, p. 217. 2018.

Publicado
2021-10-18