COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE MATO GROSSO: APÓS 10 ANOS DE EXISTÊNCIA, QUAIS DESAFIOS EM TEMPOS OBSCUROS?

Palavras-chave: Educação do Campo. Comitê do Campo. Políticas Públicas.

Resumo

Os comitês têm o seu amparo legal nas diretrizes da Educação do Campo, sendo assim, um espaço de múltiplas representatividades institucionais com a finalidade de fortalecer e debater estas políticas públicas. O artigo é sobre o Comitê Interinstitucional e Permanente da Educação do Campo do Estado de Mato Grosso – CIPEC/MT, o qual no ano de 2016 comemora-se 10 anos de existência e ao pensar sobre esta trajetória refletimos sobre a função do mesmo para a consolidação desta política pública. O objetivo da pesquisa é trazer algumas reflexões sobre os desafios do CIPEC/MT nestes tempos obscuros, ou na atual conjuntura política que passa o nosso país. Acreditamos que é preciso trazer as memórias e vivências deste percurso, nosso sobrevoo se faz analisando as experiências vividas neste espaço coletivo, entre os anos de 2010 a 2015. Por isto, a abordagem metodológica privilegia a fenomenologia, acreditando que enquanto espaço coletivo o CIPEC/MT estará sendo descrito pelo nosso olhar. Sem querer oferecer sínteses, os resultados apontam alguns desafios que estão postos para a continuidade deste comitê, seja pela articulação ou na comunicação, seja pela descoberta de outras formas de mobilização e de formato de diálogo entre movimentos sociais, estado e sociedade.

Biografia do Autor

Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino - (PPGen) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). 

Elane da Silva Matos Vilela , Secretaria Estadual de Educação de mato Grosso (SEDUC-MT)

Mestra em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Docente Secretaria Estadual de Educação de mato Grosso (SEDUC-MT).

Heitor Queiroz de Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Professor Titular na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), como docente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I / Giorgio Agamben; tradução de Henrique Burigo. - Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. 207p. - (Humanitas).

ALBUQUERQUE, Luis Felipe. Escolas do MST viram alvo da Seduc, que tenta desconstruir conquistas dos Sem Terra, Da Página do MST, 08 de setembro de 2015. Acessado em: http://www.mst.org.br/2015/09/08/escolas-do-mst-viram-alvo-da-seduc-que-tenta-desconstruir-conquistas-dos-sem-terra.html

BRASIL, Lei Federal nº 9.394 – de 20 de dezembro de 1996. Publicado no DOU de 23/12/1996, seção 1.

BRASIL/ MEC/ CNE. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo. Resolução nº 01/2002.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: Projeto popular e escolas do campo / César Benjamin e Roseli Salete Caldart. – Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 2000. Coleção Por uma Educação Básica do campo, nº3.

CPT – Comissão Pastoral da Terra. Conflitos no Campo em Mato Grosso. 2015.

DUPRAT, Debora. Reportagem da Carta Capital, sob o título: Lei de Organizações Criminosas, arma contra os movimentos sociais, por Ingrid Matuoka — publicado 16/08/2016. Acessado em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-lei-de-organizacoes-criminosas-contra-os-movimentos-sociais

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. – São Paulo: Editora Unesp, 2000.

FIORENZE, Cristina. AS PRÁTICAS CONSELHISTAS E A CULTURA POLÍTICA BRASILEIRA: a serviço de qual consenso? In: O POPULAR E A EDUCAÇÃO NA TEORIA SOCIAL (Gestine Cássia Trindade). O popular e a educação: movimentos sociais, políticas públicas e desenvolvimento / org. Cristina Fiorenze, Telmo Marco. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. -296p.

GARCIA, Rodney. Consolidação das Políticas Educacionais do Campo / -- Tangará da Serra: Gráfica e Editora Sanches Ltda, 2008.

GARSKE, Lindalva Maria Novaes. A trajetória da educação do campo: considerações básicas. In: Educação do campo: intencionalidades políticas e pedagógicas / organização Lindalva Maria Novaes Garske, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha. – Cuiabá: EdUFMT, 2012.

GOSCH, Jacques. Seduc aciona MP e quer acabar com ensino ideológico em escolas do MST. Domingo, 23 de agosto de 2015. Acessado em: http://www.rdnews.com.br/executivo/seduc-aciona-mp-e-quer-acabar-com-ensino-ideologico-em-escolas-do-mst/64247

KOLLING, Edgar J; Irmão NERY & MOLINA, Mônica. Por uma educação básica do campo (memória) / Edgar J. Kolling, Irmão Nery e Mônica C. Molina. – Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº1.

LOPES, Eliete Borges; SIQUEIRA, Rui Leonardo; REIS, Vander; FREITAS, Lucineia Miranda de. Movimentos Sociais e a Luta pela Educação do Campo no Estado de Mato Grosso. In: Seminário Internacional de Educação do Campo: Educação, memória e resistência popular na formação social da América Latina [recurso eletrônico] / II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS, SIFEDOC, Santa Maria, 08 a 10 de outubro de 2014; Carmen Rejane Flores Wizniewsky... [et al.] organizadores. – 1. Ed. – Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

MATO GROSSO. Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – SEDUC. Portaria Nº330: “Aprovação do Regimento Interno do Comitê Interinstitucional de Educação do Campo”. 2007.

MATO GROSSO. Conselho Estadual de Educação. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 003 que: “Dispõe sobre a oferta da Educação do Campo, no Estado de Mato Grosso”. 2013.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. – São Paulo: Martins Fontes, 1994. – (Coleção Tópicos).

PASSOS, Luiz Augusto. Fundamentos Educacionais para a Produção da Vida articulada com a Ação Solidária. In: Novas perspectivas para a educação do campo, contexto e concepções (re) significando a aprendizagem e a vida. Jair Reck (Org.) Defanti, Cuiabá: 2007.

PEDROTTI-MANSILLA, Débora Eriléia. Avaliando a Política de Educação Ambiental nas escolas do Mato Grosso: desafios entre os domínios da Governança e da Governabilidade. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, UFSCAR, 2010. 135p.

RECK, Jair (Org.) Novas perspectivas para a educação do campo, contexto e concepções (re) significando a aprendizagem e a vida. Defanti, Cuiabá: 2007.

SÁ, Roberto Boaventura da Silva, Mídia e Movimentos Populares: uma leitura semiótica. In: Novas perspectivas para a educação do campo, contexto e concepções (re) significando a aprendizagem e a vida. Jair Reck (Org.) Defanti, Cuiabá: 2007.

SATO, Michèle. Em busca de sociedades sustentáveis. Pátio – Revista Pedagógica: Educação para o desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: ano XII, mai/jul, 2008.

SATO, Michèle. Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização: Educação Ambiental Campesina, UFMT, Cuiabá – maio/2011.

SATO, Michèle. Mesa de Abertura do Fórum Popular do Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico – ZSEE de Mato Grosso. Chácara da FETAGRI, Várzea Grande, 03 de agosto de 2016.

SANTOS, Clarice. A Educação do Campo na atualidade e a relação com o PRONERA. Aula Magna In: Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Campesina. Centro de Eventos da UFMT, Cuiabá, 25 de julho de 2016.

SENRA, Ronaldo E. F. COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DE MATO GROSSO: espaço de construção, formação e articulação das políticas públicas. In: Congresso de Pesquisa em Educação: tempos de vida, cultura e educação. Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFMT. Rondonópolis, 27 a 30 de agosto de 2013.

SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO IFMT – CAMPUS SÃO VICENTE: desafios da construção de uma educação dialógica / Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra. – 2014. Orientadora: Michèle Tomoko Sato. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2014.

SENRA, Ronaldo E. F. (RE) PENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO/NO CAMPO NA ATUALIDADE OU EM TEMPOS (ESCUROS) DE AVANÇO NEOLIBERAL. In: Anais: I Congresso Internacional e III Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação. Universidade Estadual de Santa Cruz – Departamento de Educação – Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas. Ilheús-BA, 2016 (p.4-22).

SILVA, Regina Aparecida da. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso – Brasil / Regina Aparecida da Silva. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais/ UFSCAR, 2011.

SIQUEIRA, Euzemar Fátima Lopes e ROSSETTO, Onélia Carmem. As Políticas Públicas no Contexto da Educação do Campo no Estado de Mato Grosso. In: Primeiro Seminário de Pesquisa em Educação do Campo. Cd Rom Vol. 1. 2009.

TRINDADE, Gestine Cássia. O POPULAR E A EDUCAÇÃO NA TEORIA SOCIAL. In: O popular e a educação: movimentos sociais, políticas públicas e desenvolvimento / org. Cristina Fiorenze, Telmo Marco. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

Publicado
2022-06-06