UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Tatiana Costa Martins UAB/Unitins

Resumo

O cenário educacional no Brasil passa por crises paradigmáticas que não encontram modelos de resolução pré-estabelecidos, nem ao menos propostas didáticas e metodológicas que se apresentem como fórmulas prontas frente às discrepâncias e adversidades, em todos os níveis e modalidades de ensino. Nesta perspectiva reflexiva, torna-se pertinente pensar em uma postura educativa que promova mudanças na atuação dos educandos enquanto seres, reconhecidamente históricos, sociais e produtores de cultura. Voltar-se para a Educação Infantil, nesta ótica de mudança significativa, pode ser uma alternativa a médio e longo prazo, no sentido de fundamentar vivências que não se percam ao longo da Educação Básica. Enquanto etapa de grande importância na estruturação do sujeito, a escolarização das crianças na Educação Infantil precisa ser repensada, continuamente, pelos profissionais, principalmente no que se refere à expressividade e autoria infantil. Neste viés de fomento da autonomia, criticidade e atuação ativa da criança, a pesquisa científica ganha corpo com o advento tecnológico que precisa engajar-se ao planejamento docente e à prática pedagógica cotidiana. Assim, o processo de aprendizagem consolida-se enquanto proposta sistemática e mediada, agregando a pesquisa, a tecnologia, o pensamento concreto, a ludicidade e a interação.

Biografia do Autor

Tatiana Costa Martins, UAB/Unitins
Pedagoga. Pós graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Formação de Gestores Educacionais. Orientadora Educacional e Professora no Ensino Superior pela Universidade Aberta do Brasil/Unitins.

Referências

AROEIRA, Maria Luísa Campos. Didática de Pré-escola: vida de criança, brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996.

BRASIL, MEC/SEF/CIEDI. Política Nacional de Educação Infantil: Pelo direito das crianças de zero a seis anos á Educação. Brasília, DF. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil. Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: DF, 2008.

CAMPOS Maria M. & HADDAD, Lenira. Educação infantil: crescendo e aparecendo. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, 1992.

FERNANDEZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamentos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FIEL, Luciana. Creche, Gestão e Prática Pedagógica. Minas Gerais: Aprenda Fácil, 2002.

FIOCRUZ, Creche. Projeto Político Pedagógico: Contando histórias, tecendo redes, construindo saberes. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo: Perspectivas, 2000.

GRIZ, Maria das Graças Sobral. Ética In: BOMBONATTO, Q & ALUF, M. I. (orgs.). História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil: fatos, protagonistas e conquistas. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2007.

KRAMER, Sônia. A política do pré escolar no Brasil: a arte do disfarce. Santa Catarina: Achiamé, 1984.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: Teoria, Método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1997.

MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Curitiba: Revista Diálogos Educacionais, 2004. Disponível em: www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=616. Acesso em 01/10/2016.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

STROILI, Maria Helena Melhado. Psicopedagogia: identidade de uma especialidade em construção In: Revista Psicopedagogia. v.19, n°.56, p. 14 – 16, outubro 2001.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos