PEDAGOGIAS EXPLÍCITAS EM CRECHE: RELATO DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM CONTEXTO PORTUGUÊS

  • Sara de Barros Araújo Instituto Politécnico do Porto
  • Tânia Monteiro Espaço Brincar e Inventar

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de investigação-ação que visou analisar os efeitos da experimentação de pedagogias explícitas em contexto de creche. O estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: (i) implementar mudanças ao nível da organização espácio-material das salas e da natureza das atividades desenvolvidas, através da experimentação de propostas oriundas das abordagens HighScope e de Elinor Goldschmied; (ii) regular o processo de mudança através de processos reflexivos colaborativos; e, (iii) compreender os efeitos percebidos do processo de experimentação pela voz dos atores implicados. Os resultados revelam efeitos positivos do processo de experimentação refletida ao nível das dimensões pedagógicas previstas no plano de ação, bem como no envolvimento das famílias, uma dimensão emergente no estudo. Traduzem, igualmente, as sinergias entre estes efeitos e as aprendizagens profissionais, bem como a relevância de referenciais explícitos na qualificação dos contextos de creche.

Biografia do Autor

Sara de Barros Araújo, Instituto Politécnico do Porto
Professora na Escola Superior de Educação do Porto
Tânia Monteiro, Espaço Brincar e Inventar
Espaço Brincar e Inventar

Referências

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Publicado
2017-05-16