A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA 5S PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: Gestão Visual. Produção Enxuta. Programa de Gestão.

Resumo

O bem-estar dos colaboradores dentro das companhias é o foco da qualidade vida no trabalho. Oferecer um ambiente limpo e organizado livre de fatores que possam causar danos à saúde do colaborador é uma obrigação e dever de todas as organizações. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre a importância do programa 5S para a qualidade de vida no trabalho, em uma empresa de pequeno porte que atua no ramo metalúrgico. Foram realizadas visitas in loco, entrevistas com os colaboradores e inspeção dos principais setores da empresa. Os resultados alcançados mostram a necessidade de adoção do programa 5S, foi identificado sujidade, materiais obsoletos e falta de organização nos setores da empresa. O estudo concluiu que a adoção do programa 5S é fundamental para que a indústria metalúrgica proporcione um local de trabalho seguro, limpo e organizado a seus funcionários, promovendo ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Biografia do Autor

Ana Lucia Fernandes da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Pará.

Ana Claúdia Souza Vidal de Negreiros, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ANTONIO, F. D.; GASPAROTTO, A. M. S. A implantação do método 5s no setor de protótipos em uma empresa do ramo moveleiro no interior de São Paulo. Revista Interface Tecnológica, v. 15, n. 2, p. 504-515, 30 dez. 2018.

ARAÚJO, Elaine Cristina Streinberger et al. Proposta de implantação da ferramenta 5s no setor de estoque em uma empresa de embalagens de papelão. Revista H-TEC Humanidades e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 18-29, 2018.

COUTO, Priscila Roriz; PASCHOAL, Tatiane. Relação entre ações de qualidade de vida no trabalho e bem-estar laboral. Psicologia Argumento, v. 30, n. 70, 2017.

DA SILVA, Ana Lucia Fernandes. Proposta de melhoria de layout: um estudo de caso no setor de aramados de empresa metalúrgica. Refas-Revista Fatec Zona Sul, v. 6, n. 3, p. 13-26, 2020.

FAVARATO, Marcelo. Verificação da conformidade do processo em uma área de produção industrial: estudo de caso. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 4, p. 370-385, 2020.

FERNANDES GAIER, Andressa et al. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola do Rio Grande do Sul. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. junio, 2019.

FERREIRA, M. L. Inovação do processo da troca de molde na fundição sob pressão aplicando o método produção enxuta. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

FRAGA, Georgia Sathler; LONGHINI, Tatielle Menolli; BRITO, Heitor Cardoso. Proposta de implantação do programa 5s em uma distribuidora de doces. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 8, n. 13, p. 102-120, 2020.

FRANÇA, S. V. S. Implementação de ferramentas de Lean Manufacturing e Lean Office – Industria metálica, plástica e gabinete de contabilidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial e Gestão) – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2013.

HEIDRICH, Taís Regina Schlindwein; NICÁCIO, José Angelo; WALTER, Silvana Anita. Aplicação do programa 5S no supermercado Beira Lago, em entre Rios do Oeste. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 10, n. 4, p. 1-15, 2019.

NEVES, Gabriel Rodrigues Servino; LEONI, Juliene Navas. Aplicação dos 5s em uma indústria metal mecânica do interior de São Paulo. Revista Engenharia em Ação UniToledo, v. 4, n. 2, 2019.

PETERS, Ariane; CASAGRANDE, Jacir Leonir; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo. Qualidade de vida no trabalho: um estudo com trabalhadores terceirizados em uma empresa de construção civil. Revista da UNIFEBE, v. 1, n. 22, p. 104-127, 2017.

SILVA, André Luiz Emmel et al. Percepção e análise do programa 5S em uma empresa prestadora de serviço. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, v. 11, n. 3, p. 23, 2016.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção [Book]. – São Paulo: Editora Atlas, 2009. - 3a Edição.

UHLMANN, I. R. Aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing em um processo de SMT: Estudo de Caso. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Pará, 2015.

VILAS BOAS, Ana Alice; MORIN, Estelle M.. Qualidade de Vida no Trabalho: Um Modelo Sistêmico de Análise. Revista Administração em Diálogo - RAD, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 62-90, Maio 2017.

Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos