EDUCAÇÃO AMBIENTAL HOLÍSTICA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES AMAZÔNICOS AMAPAENSES, MACAPÁ, AMAPÁ
Resumo
Este artigo objetiva analisar as percepções dos discentes em anos finais do curso de ciências naturais da Universidade do Estado do Amapá sobre sustentabilidade, interdisciplinaridade e transversalidade para a efetivação de uma Educação Ambiental (EA) holística. A pesquisa pauta-se em um estudo de caso e na abordagem qualitativa, com o desenvolvimento das seguintes etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) sessões de Grupo Focal; 3) análise qualitativa. Os resultados apontam que os acadêmicos conhecem o termo sustentabilidade, mas possuem dificuldade de contextualizá-lo, enquanto que a interdisciplinaridade e a transversalidade na EA ainda são um desafio, pois para a maioria dos pesquisados apresentam-se como conceitos novos. Logo, a predominância de uma visão fragmentada da EA na formação inicial, compromete a formação de educadores ambientais e consequentemente uma práxis educativa pautada na formação de sujeitos ecológicos e na complexidade da EA na contemporaneidade.
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