PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA – PA

Palavras-chave: Condições de Trabalho. Educação do Campo. Percepções de Professores. Transamazônica.

Resumo

Objetiva este artigo analisar a percepção dos professores das escolas do campo sobre as condições de trabalho e as possíveis dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas escolas do campo no município de Placas – PA. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com oito professores que responderam questões relacionadas à caracterização do trabalho docente; ao trabalho pedagógico na escola; a percepção do docente sobre as suas condições de trabalho; e a formação docente que apresentou os resultados: 1) o ensino multisseriado no campo apresenta lacunas materiais e simbólicas de ordem complexa que interferem nos processos de organização, gestão e nas práticas pedagógicas do trabalho docente; 2) as professoras e professores são protagonistas de seus fazeres, contudo, enfrentam dificuldades e situações adversas provenientes da ineficiência da gestão educacional implantada na região Transamazônica.

Biografia do Autor

Vilma Aparecida de Pinho, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Associada da Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - UFPA) Cametá.

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Universidade Federal do Pará, Câmpus Altamira.

Joseane Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental MEC SEDUC KM 200 A.

Referências

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional-5 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador – PNAIC em Ação 2017. Brasília, 2017.

BRASIL. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, 2012.

CARVALHO, Marize Sousa. Realidade da educação do campo e os desafios para a formação de professores de educação básica na perspectiva dos movimentos sociais. Tese de doutorado. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador 2011.

FREITAS, Léia Gonçalves. Políticas de assistência, proteção e educação à infância pobre, abandonada e órfã e as ações da Prelazia do Xingu no município de Altamira (1970 – 1979). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. A multissérie em pauta: para transgredir o Paradigma Seriado nas Escolas de Campo, 2008. Disponível em: https:// faced.ufba.brfaced.ufba.brfiles. Acesso em: 05 de jun. de 2018.

LOPES, Wiama de Jesus. NETO, Luiz Bezerra. A Multisseriação frente à profissionalidade docente na Educação do Campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 50 (especial), p. 77-89, mai2013 - ISSN: 1676-258.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MATOS, Luma Silva; REIS, Dyane. Os desafios da permanência dos alunos nas escolas do campo. In: Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba (3: 2015: João Pessoa-PB). Anais do III Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba; II Seminário de Pesquisas e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo, de 02 a 04 de dezembro de 2015/ Organizadores: Deyse Morgana das Neves Correia, Luciélio Marinho da Costa, Maria do Socorro Xavier Batista. - João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

SANTOS, Josiane Gonçalves. Profissionalização docente. Curitiba: Editora Fael, 2010.

SANTOS, Magnólia Pereira dos. A pedagogia Histórico-crítica e a formação continuada de professores para as classes multisseriadas em escolas do Campo. Amargosa, BA, 2016. Dissertação. Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos