VIVÊNCIAS DOCENTES NA EFA “ZÉ DE DEUS”: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Resumo
Nesta pesquisa, buscamos compreender as vivências de professores que se empenham para que o trabalho pedagógico em uma Escola Família Agrícola (EFA) se efetive para atender as singularidades dessa formação. Para isso, realizamos uma revisão de estudos de quatro dissertações, que importam aos docentes que atuam no campo e, fundamentando-nos na História Oral, analisamos as narrativas dos/as professores/as, para entender algumas nuances do processo de construção da ação docente diante de seus percursos vividos e da realidade de uma EFA. Ao finalizar esta pesquisa, pudemos destacar algumas especificidades pedagógicas da educação do campo, que apontam para a necessidade de aprimoramento dos processos de formação profissional para atuação nessa modalidade de ensino.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A “revisão de bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.81, p. 53-60, maio 1992.
ARROYO, Miguel González; CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Fontes Primárias
PINHO, Césio Silva. [37 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
BARRETO, Evane Gentil dos Santos. [42 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SOUZA, Kelson Fiuca de. [33 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SILVA, Rodrigues da Cirlene. [39 anos]. [Dezembro, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, Dezembro, 2018.
ALBERTI, Verena. História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.
BRASIL. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação Básica do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes
CORDEIRO, Georgina N.K., REIS, Neila da Silva, HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, nº4, 2002.
KOTI, Olga Rosa. Prática docente nas escolas rurais de Cajati/SP: Limites e possibilidades na construção da identidade com a educação do campo. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Santos. São Paulo, 2013.
MARINHO, Cristiane Moraes. Um estudo exploratório sobre a escola rural em Viçosa- MG: saberes e práticas docentes. 115 f. Dissertação (Mestrado em extensão Rural) – Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais, 2008.
MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.
NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: ______. (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 2013. p. 11-30.
ROSSATO, Geovane, PRAXEDES, Walter. Fundamentos da educação do campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia. – (série caminhos da formação docente/ coordenador Nelson Piletti) São Paulo: Edições Loyola, 2015.
SOUSA, Andrêssa Paula Fadini de. Práticas pedagógicas em alternâncias: contribuição ao estudo do trabalho docente na Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, Espírito Santo. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais, 2014.
TOCANTINS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Escola Família Agrícola Zé de Deus. Colinas do Tocantins, 2017.
Fontes Primárias
PINHO, Césio Silva. [37 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
BARRETO, Evane Gentil dos Santos. [42 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SOUZA, Kelson Fiuca de. [33 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SILVA, Rodrigues da Cirlene. [39 anos]. [Dezembro, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, Dezembro, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).