CINEMA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS DIFERENTES IDENTIDADES CULTURAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavras-chave: Amazônia. Cinema. Cultura. Educação. Revisão Bibliográfica.

Resumo

A intenção do presente estudo é discorrer sobre a lente histórica de repercussão e trajetória do cinema, cultura e educação no campo das diferentes identidades dos sujeitos na Amazônia e a inclusão digital. Com base em análises de interações e resistências culturais vinculadas aos sujeitos e suas características neste universo diversificado e heterogêneo que é a Amazônia. O objetivo é analisar a importância de pertencimento dos sujeitos que compõem esse mosaico amazônico: Indígenas, Ribeirinhos, Quilombolas e a “apropriação” e vivências no meio tecnológico. Metodologicamente este estudo classifica-se como um recurso de revisão sistemática, o qual visou buscar informações, através de obras, filmes, explorar os meios de resistência desses povos em análise. Verificou- se subjetivamente durante toda a produção do roteiro, um desafio ao pensamento cultural a partir de novos saberes ao discurso social vigente quando apresenta o paradoxo entre a ficção e realidade contracenando com toda a diversidade Amazônica.

Biografia do Autor

Rosilene Feiteiro de Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora de Língua Portuguesa da rede Municipal em Altamira/PA. Mestranda em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor da Universidade Federal do Pará.

Doriedson Alves de Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Doutor da Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado
2020-08-18