CINEMA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS DIFERENTES IDENTIDADES CULTURAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumo
A intenção do presente estudo é discorrer sobre a lente histórica de repercussão e trajetória do cinema, cultura e educação no campo das diferentes identidades dos sujeitos na Amazônia e a inclusão digital. Com base em análises de interações e resistências culturais vinculadas aos sujeitos e suas características neste universo diversificado e heterogêneo que é a Amazônia. O objetivo é analisar a importância de pertencimento dos sujeitos que compõem esse mosaico amazônico: Indígenas, Ribeirinhos, Quilombolas e a “apropriação” e vivências no meio tecnológico. Metodologicamente este estudo classifica-se como um recurso de revisão sistemática, o qual visou buscar informações, através de obras, filmes, explorar os meios de resistência desses povos em análise. Verificou- se subjetivamente durante toda a produção do roteiro, um desafio ao pensamento cultural a partir de novos saberes ao discurso social vigente quando apresenta o paradoxo entre a ficção e realidade contracenando com toda a diversidade Amazônica.
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do Professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação: Ensino Superior / Coordenação Selma Garrido Pimenta).
ALBAGLI, Sarita. Amazônia: fronteira geopolítica da biodiversidade. Parcerias estratégicas, v. 6, n. 12, p. 05-19, 2010. Disponível em:
http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/105/1/ AlbagliParcerias2001.pdf Acesso: 05 mar. 2019.
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2002.
BUENO, Magali. O imaginário brasileiro sobre a Amazônia: uma leitura por meio dos discursos dos viajantes, do Estado, dos livros didáticos de Geografia e da mídia impressa. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, 2002.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approach. Thousand Oaks, Califórnia: Sage, 2007.
COUTINHO, Afrânio. A tradição afortunada. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968. p. 179.
COSTA, A. Compreender o Cinema. São Paulo: Globo, 1989.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, Educação e Pedagogia. Revista Brasileira de Educação. Número Especial – Cultura, Culturas e Educação. N. 23, mai/Jun/jul/ago 2003.
DIAS, Reinaldo. Fundamentos da Sociologia Geral. 2ª ed. amp. Atual. Campinas, SP: Alínea, 2000.
DAUDER, Sílvia Garcia & BACHILER, Carmen Romero. Rompiendo viejos dualismos: De las (in) possibilidades de La articulación. Athenea Digital. N.2. Outoño, 2002.
DIEGUES, Carlos. Cinema brasileiro: ideias e imagens. Porto Alegre: Ed. da Universidade (UFRGS), 1988.
FREUD, Sigmund. (1921/1991). “Group psychology and the analysis of the ego”. Civilization, Society and Religion. Vol. 12 Selected Works. Harmondsworth: Penguin.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1992.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 58, 1987.
_______, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GONÇALVES, Carlos Walter P. Amazônia, Amazônias. 2ª ed. – São Paulo: Contexto, 2005.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HALL, Stuart. O papel da representação (p.13-117). In: ___________. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-RJ, 2016.
____, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. Guacira Lopes Louro. Editora: DP&A, 2006.
____, Stuart. Identidade e diferença. Editora: Vozes, Rio de Janeiro, 2000.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida. Horizontes antropológicos. Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan-jun 2012.
IANI, Octávio. Capitalismo, Violência e Terrorismo: O migrante. Editora Civilização brasileira. Rio de Janeiro. 2004.
KOTSCHO, Ricardo. Serra Pelada: uma ferida aberta na selva. São Paulo: Editora brasiliense, 1984.
LANDER, Edgard. Ciências Sociais: Saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgard (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociais ‒ CLACSO, 2005, p. 21-53.
LEME: Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte. Relatório de Impacto Ambiental – Rima. Brasília, 2009.
LEITE, S. Cinema brasileiro: das origens à retomada. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém, Cejup, 1995.
_________, Paes. Obras reunidas. São Paulo: Escrituras, 2000.
MAGALHÃES, A. B. DE. Impressões da Comissão Rondon, 5.ed., Rio de janeiro, Companhia Editora Nacional. 1942.
MOURA, Salvador Tavares de. Serra Pelada: experiências, memórias, disputas. 2008. 114f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2008.
MARX, Karl. “Preface”, em Contribution to the Critique of Political Economy”. Pequim: Foreigner Languages, 1993, p. 3.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios de como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
SANTOS, L. F. S. Amazônia das ideias de paraíso às ideias de ecossistema. IN: BASTOS, E. R.; PINTO, R. F. (Org.). Vozes da Amazônia: investigação sobre o pensamento social brasileiro. Manaus: Editora da UFAM, 2007. p. 376-407.
SILVA, J. A. O uso escolar do filme no currículo do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação). 2012. Universidade do Oeste Paulista – UNOEST, Presidente Prudente, SP. 2012. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/876?mode=full Acesso: 05 mar. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais / (Org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Escrevendo e normalizando trabalhos acadêmicos. Um guia Metodológico. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, 2001, p.78.
SANTOS, José Vicente Tavares dos, Matuchos: Exclusão e Luta - Do Sul para a Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1993.
SAYAD, Abdelmalek. A Imigração ou os Paradoxos da Alteridade. Tradução Cristina Murachco. Prefácio: Pierre Bourdieu. Editora: Edsusp, 1998.
SARR, Felwene; (2019). Afrotopia In: FILHO, G.; BERENO, J.; SOARES, J. Afrotopia: desafios. Ed. Cejup, 2018.
TACCA, F. DE. “O índio pacificado: uma construção imagética da Comissão Rondon”, Cadernos de Antropologia e Imagem, Rio de Janeiro, NAI, Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais/ UERJ. 1998.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Rondon conta sua vida. 1958; Rio de Janeiro, Livraria São José.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).