A (DUPLA) INVISIBILIDADE DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TÃO PERTO, TÃO LONGE

  • Carolina Gobbato Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS
  • Maria Carmen Silveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho reflete e problematiza a (in)visibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas nas políticas educacionais, documentos oficiais e legislações sobre a Educação Infantil. Para realizar tal tarefa, foi realizada a análise de um conjunto de documentos oficiais e pesquisas recentemente realizadas no país, procurando observar a presença desses sujeitos. Observou-se que as expressões bebês e crianças pequenas são quase inexistentes nos textos oficiais e também naqueles que configuram os discursos e práticas pedagógicas da primeira etapa da educação básica. A problematização dessa presença incipiente é feita em diálogo com discursos dos Novos Estudos Sociais da Infância e finaliza com proposições para encaminhar a (dupla) visibilidade desses sujeitos: nas politicas e nas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Carolina Gobbato, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRS
É Professora Assistente do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Doutoranda em Educação(UFRGS). Possui Mestrado em Educação(2011), Especialização em Educação Infantil articulações com o Ensino Fundamental (2008) e Graduação em Pedagogia/Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou na Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/Pibid/CAPES como Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais na Uergs (2013-2014). Possui experiência como professora na Educação Infantil, no Curso de Pedagogia e em cursos de especialização, atua na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente vem pesquisando as seguintes temáticas: educação infantil, infâncias, docência com bebês e crianças pequenas, formação de professores.

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Publicado
2017-05-16