EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA: QUEM SABE FAZ A HORA E NÃO ESPERA ACONTECER

  • Maria Cecília da Silva Camargo UFSM
  • Aline de Souza Caramês UFSM
  • Mariane da Silva Brandão EBE Érico Veríssimo
  • Juliano Tavares dos Santos Colégio Estadual Manoel Ribas
Palavras-chave: Educação Física. Educação de Jovens e Adultos. Componente Curricular.

Resumo

Esse texto resulta de uma reflexão coletiva de professores(as) de Educação Física (EF) que atuam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais de Santa Maria - RS e de uma professora de licenciatura (EF) da Universidade Federal de Santa Maria. Desse processo, emergem as considerações que são apresentadas a partir de apontamentos sobre o campo da EF na EJA para expor algumas possibilidades de conceber e organizar o trabalho pedagógico de modo a respeitar as especificidades dessa modalidade da educação e identificar as potências nela existentes.

Biografia do Autor

Maria Cecília da Silva Camargo, UFSM

Professora do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM)

Aline de Souza Caramês, UFSM

Professora da EEEB Irmão José Otão e do CEFD/UFSM.

Mariane da Silva Brandão, EBE Érico Veríssimo

Diretora e professora da EBE Érico Veríssimo

Juliano Tavares dos Santos, Colégio Estadual Manoel Ribas

Professor do Colégio Estadual Manoel Ribas.

Referências

ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

______. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação de Jovens e Adultos. Proposta Curricular para o Segundo Segmento - Volume três) Brasília, 2002. Disponibilidade http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/

pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol3_edufisica.pdf Acesso em 18 set. 2019.

CARVALHO, R. M. A inclusão da Educação Física nos currículos: diálogos e formação com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: CARVALHO, R.M. (Org.) Docência na Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: CRV, 2017, p.203 a 214.

COSTA, M. C. S.; GÜNTHER, M. C. C.; CARVALHO, R. M. Educação Física e Educação de Jovens e Adultos: Campo de diálogo, resistência e enfrentamento. In: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza. Anais... Fortaleza.

DI PIERO, M. C. Desafíos de las políticas públicas para el aprendizaje y la educación con personas jóvenes y adultas en América Latina y el Caribe. Decisio – Saberes para la acción em educación de adultos. Nº 50, Mayo-Agosto, 2018. Disponibilidade em:

https://www.crefal.org/decisio/articulo/5bb62cbf24f2425ba2e80507 Acesso em: 18 set. 2019.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 5ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2010.

GÜNTHER, M. C. C. O direito à educação física a Educação de Jovens e Adultos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S400-S412, abr./jun. 2014.

INÁCIO, J. R. A. Educação física na Educação de Jovens e Adultos: considerações a partir do ordenamento legal. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Curso de Educação Física. UFSM, Santa Maria, 2015.

MARTINS, J. C. J. Educação Física, currículo cultural e a Educação de Jovens e Adultos: novas possibilidades. 2018. 380 f. Dissertação (Mestrado em Educação). FEUSP, São Paulo, 2018

PAIM, A. S. A produção de conhecimento sobre Educação de Jovens e Adultos no âmbito da Educação Física. 2014. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) Curso Especialização em Educação Física Escolar. UFSM, Santa Maria, 2014.

VAGO, T. M. Educação Física na escola: para enriquecer a experiência da infância e da juventude. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

Publicado
2020-06-23