REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS DO CURRÍCULO, A COMUNIDADE SURDA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Resumo
Este trabalho, de cunho bibliográfico e de análise documental, propõe uma reflexão sobre as concepções de currículo e Língua Brasileira de Sinais (Libras), levando em consideração a inclusão da comunidade surda no currículo escolar. Para tanto, adotou-se como aporte teórico as contribuições de Sacristán e Pérez Gómes (2000), Gonçalves (2012), Silva (1996/1999/2010), Freire e Vieira (2019), Albres e Saruta (2012), Bigogno (2012), dentre outros. Por fim, analisou-se quatro propostas legislativas para a inclusão da disciplina de Libras no currículo, duas no âmbito federal, uma estadual e uma municipal. Os resultados apontam para a necessidade de construção de um currículo que inclua o aluno e a aluna surda no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é importante que sua língua, cultura, identidade e saberes sejam reconhecidos pelo currículo.
Referências
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ. Assembleia Legislativa. Constituição (2019). Dispoe sobre a inclusÃo da disciplina de LÍngua Brasileira de Sinais, na grade curricular. nº 40/19, de 2019. Ceará, Disponível em:
BIGOGNO, Paula Guedes. Cultura, Comunidade e Identidade Surda: O que querem os Surdos? 2012. 18 f. TCC - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Sur l’État. Cours au Collège de France (1989-1992). Paris: Raisons d’Agir/Seuil, 2012.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 562/2019, de 07 de fevereiro de 2019. Estabelece o ensino do conhecimento básico de Libras no currículo do ensino fundamental e médio escolar. Brasilia, Disponível em:
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Constituição (2011). Para Estabelecer Condições de Oferta de Ensino da Língua Brasileira de Sinais (libras), em Todas As Etapas e Modalidades da Educação Básica. nº 2040/2011, de 17 de agosto de 2011. . Brasilia , Disponível em:
CÂMARA DOS VEREADORES DE MOSSORÓ. Câmara dos Vereadores. Constituição (2020). Escola de Educação Bilíngue Para Todos nº 3.767/2020, de 31 de janeiro de 20202. . Mossoró, CE, Disponível em:
COHEN, A.P. The symbolic construction of community. London: Tavistock, 1985.
FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico: livro do estudante. 7. ed. Rio de Janeiro: LIBRAS editora gráfica, 2006.
FREIRE, Geiza Ferreira, VIEIRA, Demóstenes Dantas. Reflexões sobre o currículo: das teorias tradicionais às teorias pós-críticas. Anais do VI Congresso Nacional de Educação 2019. Disponível em:
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ltc, 2008.
GONÇALVES, Natalia. Estudos Culturais e Currículo Multicultural: validando as vozes dos alunos. Revista Digital. Buenos Aires - Año 17 - Nº 170 - Julio de 2012.
LEMOS, C.t.. A (Re)Construção do Conceito de Comunidade como Um Desafio à Sociologia da Religião. Estudos de Religião, [s.l.], v. 23, n. 36, p.201-216, 30 jun. 2009. Instituto Metodista de Ensino Superior.
LOPES, Alice C. Pensamento e política curricular – entrevista com William Pinar. In: Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.
MORIN, E. O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Europa-América,
1973.
PERLIN, Gládis; MIRANDA, Wilson. Surdos: o narrar e a política. Estudos Surdos – Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos nº 5, UFSC/ NUP/CED, Florianópolis, 2003.
PINHEIRO, Moisaniel Oliveira; LIMA, José Willen Brasil; SILVA, Adriana de Moraes da. (orgs). Surdez e inclusão educacional: diálogos acadêmicos acerca da educação de surdos. Ebook. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e Educação de Surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
SACRISTÁN, J.G; PÉREZ GÓMES, A.I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades Terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
_______. O currículo como fetiche – a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
_______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. -1. reimp – Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVEIRA, Carolina Hessel. O currículo de língua de sinais na educação de surdos. 2006. 135 f. Tese (MESTRADO) - Curso de Programa de Pós Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
TÖNNIES, F. Comunidad y asociación. Barcelona: Península, 1979.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).