REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS DO CURRÍCULO, A COMUNIDADE SURDA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Palavras-chave: Currículo. Inclusão. Libras. Comunidade Surda.

Resumo

Este trabalho, de cunho bibliográfico e de análise documental, propõe uma reflexão sobre as concepções de currículo e Língua Brasileira de Sinais (Libras), levando em consideração a inclusão da comunidade surda no currículo escolar. Para tanto, adotou-se como aporte teórico as contribuições de Sacristán e Pérez Gómes (2000), Gonçalves (2012), Silva (1996/1999/2010), Freire e Vieira (2019), Albres e Saruta (2012), Bigogno (2012), dentre outros. Por fim, analisou-se quatro propostas legislativas para a inclusão da disciplina de Libras no currículo, duas no âmbito federal, uma estadual e uma municipal. Os resultados apontam para a necessidade de construção de um currículo que inclua o aluno e a aluna surda no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é importante que sua língua, cultura, identidade e saberes sejam reconhecidos pelo currículo.

 

Biografia do Autor

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor  em  Linguística  pela  Universidade  Federal  do  Pernambuco – UFPE;  Professor-pesquisador realizando  Estágio  Pós-Doutoral  pelo  Programa  de  Pós-Graduação  em  História – PPGH oferecido  pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Felipe Andrade Saldanha , Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA; Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI. 

Referências

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Publicado
2021-07-13