PROFESSORA SIM, MAS DE INGLÊS!: ANÁLISE SEMIÓTICA DAS PAIXÕES EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE INGLÊS NEGRAS
Resumo
Este estudo desenvolvido no campo da formação continuada do professor de Língua Inglesa, analisa narrativas de professoras de inglês negras sobre o significado da docência e da Língua Inglesa enquanto objeto-valor. O corpus da pesquisa é constituído do relato oral de três professoras que atuam nas escolas públicas dos ensinos Fundamental e Médio sobre a docência de Língua Inglesa e a escolha de ser professora deste idioma. Norteado pela abordagem qualitativa, o estudo utilizou a metodologia da história oral, opção que se justifica pela possibilidade que ela oferece ao sujeito que fala dialogar consigo mesmo através de experiências vivenciadas que ele escolhe compartilhar. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturadas às quais foram sendo acrescidos outros tópicos, na medida em que as professoras foram se deixando conduzir pelas memórias emergindo de suas histórias. A análise concentra-se preponderantemente no nível narrativo do percurso gerativo de sentido, ao longo do qual se desnudam os efeitos de sentidos passionais. A leitura analítica dos dados aponta o Curso de Letras como única possibilidade de ingresso em um curso superior e de satisfazer a paixão, a realização do desejo de estar em permanente conjunção com seu objeto-valor: a Língua Inglesa.
Referências
BERTAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru: EdUSC,2003.
FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
_____________ Semiótica das paixões: o ressentimento. In: Alfa, São Paulo, 51,v. 1, p. 9-22, 2007. Disponível em: < http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/1424/1125 >. Acesso em 02 de fevereiro de 2020.
____________ Paixões, afetos, emoções e sentimentos. In: Cadernos de Semiótica Aplicada. Vol.5. n. 2, p. 1-14, dezembro de 2007. Disponível em: < http://www.fclar.unesp.br/seer/index.php?journal=casa&page=article&op=viewFile&path[]=541&path[]=462 >. Acesso em 03 de janeiro de 2020.
FONSECA, S. G. O Prazer de Viver e Ensinar História. In: Como me fiz professora. Geni Amélia Nader Vasconcelos (Org.) Rio de Janeiro. DP & A, 2000.
GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo – Hacker Editores, 2002.
GRIGOLETTO, M. Um Dizer entre Fronteiras: O discurso de professores e futuros professores sobre a língua inglesa. In: Trab. Ling. Aplica, (41): 39-50.Jan/.Jun.2003.
JOSSO, M. C, Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOUTARD, P. Desafios à história oral do século XXI. In: FERREIRA, M. M. (Org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Casa Oswaldo Cruz., 2000. p 31-45.
LANDOWSKI, E. Presenças do outro: ensaios de sociosemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2012.
MANCINI, R. C. Relampiano. In: Ivã Lopes e Nilton Hernandes (Orgs). Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 29-44.
MÜLLER, M.L.R. Professoras Negras na Primeira República. In OLIVEIRA, I. de [et al] Relações Raciais e Educação Alguns Determinantes. Niterói: Intertexto, 199. Cadernos PENESB, 1. P 21-67.
RIBEIRO, N.B. Docentes Negras e Negros Rompem o Silêncio. São Paulo. Casa do Novo Autor Editora, 2004.
TOTA. A.P. O Imperialismo Sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra – São Paulo Companhia das Letras, 2000.
WOODWARD, K. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In. TOMAZ, T. da S (Org.) Identidade e Diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis. Editora Vozes. 2000, p.7-72.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).