MODELO DENVER DE INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Método Denver. Intervenção Precoce. Pedagogo.

Resumo

Neste estudo, extraído de uma pesquisa em âmbito de graduação em Pedagogia já concluída, tivemos por objetivo compreender a proposta de intervenção precoce baseada no Modelo de Intervenção Precoce Denver para crianças que apresentem o transtorno do espectro autista (TEA). Os resultados alcançados foram obtidos por meio da pesquisa bibliográfica e a realização de uma visita de campo e entrevista de caráter semiestruturado, concedida por uma profissional que têm se dedicado na formação de profissionais para a atuação com o Denver. As discussões deste trabalho evidenciaram que o modelo de intervenção precoce baseado no método Denver, vai ao encontro da necessidade de proporcionar diferentes oportunidades de aprendizagens para a criança com transtorno do espectro autista, proporcionando às crianças que estão no espectro, atividades de rotinas baseadas na ludicidade.

 

Biografia do Autor

Andressa Aparecida Rodrigues, UCP - Faculdades do Centro do Paraná

Graduada em Pedagogia pela UCP - Faculdades do Centro do Paraná. 

Maísa Miranda de Lima, UCP - Faculdades do Centro do Paraná

Graduada em Pedagogia pela UCP - Faculdades do Centro do Paraná. E-mail: mkdmaisa@hotmail.com

Jean Pablo Guimarães Rossi, UNESPAR; UCP

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM)Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, Pós-Graduado em Aprendizagem e Desenvolvimento nos Anos Iniciais da Educação Básica e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC/Cnpq) pela UNESPAR/Campus de Campo Mourão. Bacharel em Psicologia pela UNICAMPO. Docente da UCP – Faculdades do Centro do Paraná. E-mail: psijeanpablo@gmail.com.

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Publicado
2021-10-06