CORPO/CORPOREIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE
Resumo
O presente trabalho é um estudo de revisão, do tipo estado da arte, que objetiva analisar a produção acadêmica sobre as temáticas corpo e corporeidade nos programas de pós-graduação em Educação da Região Norte do Brasil. O levantamento caracterizou-se pela busca dos programas de pós-graduação dos estados da região Norte, a partir da plataforma Sucupira, posteriormente foram identificadas as teses e dissertações sobre a temática nos sites dos próprios programas, nos repositórios e bibliotecas digitais das respectivas instituições. A análise da produção acadêmica dos PPGE’s permitiu concluir que são poucos os estudos produzidos na região sobre o tema corpo/corporeidade, aqueles que o abordam versam sobre o corpo nos espaços de educação formal e não-formal, predominando a análise das representações ou sentidos de corpo disseminados nas práticas pedagógicas e nos materiais didáticos, ressaltam a necessidade de superação da perspectiva cartesiana na interpretação do sentido de corpo que ainda vigora na educação.
Referências
ALMEIDA, E. N. de. O Corpo escalpelado: possibilidades e desafios docentes no cotidiano de meninas ribeirinhas na Amazônia Paraense. Dissertação (Mestrado). 208f. Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.
AZEVEDO, I. L. de. Acolhendo corporeidades: o sentido do corpo para crianças de um abrigo institucional do município de Belém. Dissertação (Mestrado em Educação). 268f. Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.
Banco de dissertações da UFAC. (http://www.ufac.br/ppge/menu/dissertacoes-1) . Acesso em 06/05/2019.
Banco de teses e dissertações da UFAM. (http://www.ppge.ufam.edu.br/http://www.ufac.br/ppge/menu/dissertacoes-1). Acesso em 06/05/2019.
Banco de dissertações da UEPA. (http://ccse.uepa.br/ppged/?page_id=650. http://www.ufac.br/ppge/menu/dissertacoes-1). Acesso em 06/05/2019.
Site do PPGE/ UNIR. (http://www.ppge.unir.br/arquivo) . Acesso em 10/05/2019
Banco de teses e dissertações da UFRR. (http://www.bc.ufrr.br/index.php/tesesedissertacoes) . Acesso em 10/05/2019.
Banco de teses e dissertações da UERR. (https://www.uerr.edu.br/ppge/?page_id=129). Acesso em 10/05/2019.
Banco de teses e dissertações da UFAM. (http://www.ppge.ufam.edu.br/2016-01-06-18-04-58/dissertacoes). Acesso em 11/05/2019.
Banco de dissertações UFOPA. (https://www.uerr.edu.br/ppge/?page_id=129). Acesso em 11/05/2019.
BARBOSA, V. A. Corporeidade na educação comunitária indígena no Amazonas. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus, AM, 2002. in BANCO de teses e dissertações da UFAM http://www.ppge.ufam.edu.br/2016-01-06-18-04-58/dissertacoes.
BEZERRA, Fabrício Leomar Lima; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo e educação: o estado da arte sobre o corpo no processo de ensino aprendizagem. In: Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2013. p. 61-75.
BRITO, L. X. Corpo-criança aprisionado em tempo integral: indagações sobre p “currículo da conformidade” e o “currículo da expressividade” na escola. Dissertação (Mestrado). 128f. Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Tocantins -UFT, Palmas, TO, 2016.
GOHN, M. G. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em educação, v. 2, n. 1, 2014.
GUALBERTO, M. L. C. A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil em escolas públicas e privadas de Santarém – Pará. Dissertação (Mestrado). 148f. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Santarém, Pa, 2017.
INFORSATO. E. C. A educação entre o controle e a libertação do corpo. In Século XXI: A era do corpo ativo / Wagner Wey Moreira (org.). – Campinas, SP: Papirus, 2006.
MACIAS, C. C. de C. Corpos em cena: o fazer pedagógico na ginástica rítmica. Dissertação (Mestrado). 211f. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 edição - São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, M. Conversas. / Maurice Merleau-Ponty: organização e notas de Stephanie Ménasé; tradução Fabio Landa, Eva Landa: revisão da tradução Marina Appenzeller. 1 edição - São Paulo : Martins Fontes, 2004.
MOREIRA, W. W. et al. Corporeidade Aprendente: a complexidade do aprender viver. In: Século XXI: A era do corpo ativo / Wagner Wey Moreira (org). – Campinas, SP: Papirus, 2006.
NASCIMENTO, J.S. Contato Improvisação e movimento criativo: Proposta e prática educativa em dança para Corpos Eficientes. Dissertação (Mestrado). Programa de mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará - UEPA, Belém, Pa, 2017. in Banco de dissertações da UEPA . Disponível em http://ccse.uepa.br/ppged/?page_id=650. Acesso em 07/05/2019
NÓBREGA, T. P. da. Qual o lugar do corpo na educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação & Sociedade [en linea] 2005, 26 (Maio-Agosto) : Disponível em: http://wwww.redalyc.org/articulo.oa?id=87313716015. Acesso em 22/10/2018
NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: editora Livraria da Física, 2010.
RODRIGUES, R. B. Corporeidade e Educação do Campo: os sentidos atribuídos ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém-Pa. Dissertação (Mestrado).143f. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA. Santarém, Pa, 2018.
ROMANOWSKI, J. P; ENS, R.T. As pesquisas denominadas estado da arte em educação. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez., 2006. Disponível em http://www.chcbeira.pt/download/As%20pesquisas%20denominadas%20do%20tipo%20estado%20da%20arte.pdf Acesso em 20/05/2019.
SOUSA, M.V. O Corpo Escrito e Visto: reflexões a partir de livros didáticos das séries iniciais. Dissertação (Mestrado). 135f. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará, UEPA, Belém, PA, 2010.
TANNÚS, F. M. S. et al. As possíveis abordagens sobre corpo/corporeidade nos programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo: o estado da Arte. Revista Evidência, v. 14, n. 14, 2018.
VIANA, L. C.A. Colonização de corpos, corações e mentes: educação e higienismo em escritos de periódicos pedagógicos no pará (1891-1912). Tese (Doutorado). 235f. Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, PA, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).