CORPO/CORPOREIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORTE

Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Corpo. Estado da Arte.

Resumo

O presente trabalho é um estudo de revisão, do tipo estado da arte, que objetiva analisar a produção acadêmica sobre as temáticas corpo e corporeidade nos programas de pós-graduação em Educação da Região Norte do Brasil. O levantamento caracterizou-se pela busca dos programas de pós-graduação dos estados da região Norte, a partir da plataforma Sucupira, posteriormente foram identificadas as teses e dissertações sobre a temática nos sites dos próprios programas, nos repositórios e bibliotecas digitais das respectivas instituições. A análise da produção acadêmica dos PPGE’s permitiu concluir que são poucos os estudos produzidos na região sobre o tema corpo/corporeidade, aqueles que o abordam versam sobre o corpo nos espaços de educação formal e não-formal, predominando a análise das representações ou sentidos de corpo disseminados nas práticas pedagógicas e nos materiais didáticos, ressaltam a necessidade de superação da perspectiva cartesiana na interpretação do sentido de corpo que ainda vigora na educação.

Biografia do Autor

Ana Hilguen Marinho Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Professora Licenciada Plena em Educação Física. Mestra em Educação pelo PPGE Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

Hergos Ritor Fróes de Couto, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Educação, professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

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Publicado
2022-01-28