COMO SE CONSTRÓI A IDENTIDADE DE PROFESSORES DE CRIANÇAS E DE CRECHES?

  • Andréa Rodrigues de Sousa UFMA
  • José Carlos de Melo UFMA

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a contribuição do processo de formação continuada no âmbito do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - CEDEI, na construção da identidade docente de suas alunas e suas concepções acerca do referido tema. Realizou-se um estudo teórico e uma investigação empírica, O aporte teórico-metodológico se subsidiou pela pesquisa bibliográfica está baseado em Louro (2007), Ciampa (2007), Hall (2011) dentre outros, por meio de uma revisão literária, e na pesquisa de campo com enfoque no Estudo Exploratório. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário do tipo semiaberto com trinta alunas. Conclui-se que o processo de formação continuada realizada pelo CEDEI vem contribuindo significativamente para a construção, bem como o fortalecimento da identidade docente das professoras de educação infantil da rede municipal estudada, diante das demandas exigidas para atuar nesta etapa da educação básica.

Palavras chave: ldentidade docente; Educação Infantil; CEDEI

Biografia do Autor

José Carlos de Melo, UFMA
Professor do Departamento de Educação II da UFMA

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Publicado
2017-05-16