CIDADE E CIDADANIA ATIVA: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA PROGRESSISTA FREIRIANA E A GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavras-chave: Educação. Geografia. Cidade. Cidadania Ativa.

Resumo

Tomada como estrutura, a cidade é determinada por um conjunto de relações a que se convencionou chamar “urbano”. Lócus de realização da vida da maioria da população, a urbe é, em essência, educadora, ao passo que aprender sobre/com/ ela é, não apenas possível, mas necessário. Tal aprendizagem, que envolve o estudo de oportunidades e descobertas, todavia, ainda não fora explorada com fundamento em face de suas complexas e inauditas potencialidades. Assim, objetivamos analisar o ensino referente à cidade, na Geografia escolar, e, em que medida, este ensino é vetor de consolidação da aclamada cidadania ativa. Para tal e com base no saber produzido pela ciência geográfica em diálogo com o ideário progressista aduzido por Paulo Freire, assumimos que a dita cidadania ativa se torna evidente sob o beneplácito interdisciplinar da rubrica “cidade” tal qual habitualmente aparece no currículo escolar, desde que favoreça a aprendizagem de uma consciência crítica, direcionada à transformação do espaço social e da vida de seus cidadãos.

 

Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduado - lato sensu - em Educação Ambiental. Pós-graduado - lato sensu - em Gestão Escolar. Graduado em Pedagogia. Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais (UFC). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). 

Luis Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq.  Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Adriana Isabel Rodrigues Marcos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC. MBA em Book Publishing pela Casa Educação/Instituto Singularidades, São Paulo (2019). Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Faculdade Católica do Ceará (2013). Especialista em Direito Educacional pela Faculdade Campos Elíseos, São Paulo (2018). Especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela FCE/SP (2018). Especialista em Arte Educação pela Faculdade Campos Elíseos, São Paulo (2017). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2016). Professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará. 

Djailson Ricardo Malheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduado em Geografia, especialista em Geografia e Meio Ambiente, Língua Portuguesa e Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Atualmente é professor Assistente II da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - Estácio/IDOMED, professor efetivo da rede municipal de Juazeiro do Norte, Ceará. 

Karla Monise de Souza Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Engenharia Civil (UniAteneu). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). 

 

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos