CIDADE E CIDADANIA ATIVA: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA PROGRESSISTA FREIRIANA E A GEOGRAFIA ESCOLAR
Resumo
Tomada como estrutura, a cidade é determinada por um conjunto de relações a que se convencionou chamar “urbano”. Lócus de realização da vida da maioria da população, a urbe é, em essência, educadora, ao passo que aprender sobre/com/ ela é, não apenas possível, mas necessário. Tal aprendizagem, que envolve o estudo de oportunidades e descobertas, todavia, ainda não fora explorada com fundamento em face de suas complexas e inauditas potencialidades. Assim, objetivamos analisar o ensino referente à cidade, na Geografia escolar, e, em que medida, este ensino é vetor de consolidação da aclamada cidadania ativa. Para tal e com base no saber produzido pela ciência geográfica em diálogo com o ideário progressista aduzido por Paulo Freire, assumimos que a dita cidadania ativa se torna evidente sob o beneplácito interdisciplinar da rubrica “cidade” tal qual habitualmente aparece no currículo escolar, desde que favoreça a aprendizagem de uma consciência crítica, direcionada à transformação do espaço social e da vida de seus cidadãos.
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