A MATEMÁTICA MODERNA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com base em leituras e pesquisas bibliográficas, de autores renomados, qualificados que estudam o tema em epígrafe. Objetiva-se a fazer contrapontos críticos frente às adversidades encontradas para realizar a educação de qualidade no campo, tendo em vista suas realidades e a digna preparação do aluno do campo para concorrer, com outros alunos que tiveram melhores preparações em escolas convencionais e com melhores estruturas. Com as inovações do ensino, também avançam as inovações das disciplinas, tal como a matemática. Nesse contexto, a evolução e modificações que vem das propostas do ensino, pretende-se enfatizar principalmente as contribuições para o ensino de matemática no meio rural, utilizando-se do lúdico e do meio em que vivem, para desenvolver suas habilidades necessárias para melhorar o aprendizado dos alunos, preparando-os melhor para os processos de vestibular e outras competições impostas pela sociedade moderna sem perder, através da educação, e em especial do ensino matemático, suas habilidades para o desenvolvimento de suas atividades locais de seu convívio. Este trabalho aproxima a conceituação do lúdico como sendo de fundamental para utilização do professor no desenvolvimento de sucesso da atividade de ensino-aprendizagem.
Referências
DE QUEIROZ, João Batista Pereira. A Educação do Campo no Brasil e a Construção Das Escolas Do Campo. Revista Nera – ANO 14, Nº. 18 – JANEIRO/JUNHO DE 2011 – ISSN: 1806-6755.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB. Lei no. 9.394 de dezembro de 1996. MEC.
MEC. Relatório do Seminário sobre Educação do Campo. Brasília, outubro de 2003.
MEC. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telma Maria Moreira, Clarice Aparecida dos Santos – 2 ed. – Brasília; MEC, SECAD, 2005.
QUEIROZ, João Batista Pereira de. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil. Ensino Médio e Educação Profissional. Brasília: UnB, 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília.
RODRIGUES, Cynthia. Pedagogia da Alternância na Educação Rural. Disponível em
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, DF, 1997. 142 p.
Silva, Karine Pereira da. Educação do Campo e o Ensino da Matemática: uma relação possível. Artigo. São Luiz, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).