PROFESSOR: ARTESÃO OU OPERÁRIO?

Palavras-chave: Educação. Administração Escolar. Professor. Processo pedagógico.

Resumo

O autor retoma experiências de pesquisas anteriores como pesquisador da educação com foco em políticas educacionais e administração escolar. O livro é resultado de uma pesquisa em uma unidade educacional que oferta ensino fundamental em uma região caracterizada pelo autor como de classe média e que também recebe discentes de outras regiões de poder aquisitivo menor. O autor propôs um exame da singularidade do processo de produção pedagógica e os desafios que apontam para as políticas públicas educacionais e para a administração da escola fundamental no contexto brasileiro. Paro (2018) possibilita com sua produção um aprofundamento teórico no campo da administração escolar, traz relatos do cotidiano da escola que provocam reflexões para os profissionais da educação e demais sujeitos que desejam fugir do amadorismo pedagógico.

Biografia do Autor

Alexandre Gomes Soares, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador Pedagógico 1º e 2º Ciclos na Prefeitura de Belo Horizonte.

Sérgio Teixeira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de MG. Atualmente, é professor de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Contagem/MG.

Referências

PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018. v. 1. 138p.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 1. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. v. 1. 175p.

PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: Joyce M. A. de P. e Silva. (Org.). História, escola e políticas educacionais. Araras, SP: Uniararas, 2006, v., p. 193-200.

Publicado
2020-11-24
Seção
Resenhas