TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS: SENTIDOS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO ATUAL

Palavras-chave: Territorialidades Amazônicas. Sentidos. Produção de Conhecimentos. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo discute sobre os sentidos e as produções de conhecimentos das e nas Amazônias e os projetos de formação de professores no Brasil. Para esse percurso, indaga: Que disputas políticas, ideológicas, epistemológicas e antológicas se fazem presentes entre a produção do conhecimento e as territorialidades amazônicas? Que concepções de formação de professores vão ao encontro dessas territorialidades? A intenção é descrever as concepções de formação de professores no debate sobre territorialidades amazônicas, visando ampliar o desenvolvimento da educação pública, democrática, referenciada pelas formas de vida, trabalhos e resistências e das diferentes populações nas territorialidades Amazônicas, ou seja, onde a interculturalidade, autonomia e sustentabilidade configurem-se como referências para a construção da política de formação de professores nas Universidades Amazônicas. Para tanto, apresenta uma discussão sobre as territorialidades, na sequência, os sentidos e os significados sobre as Amazônias e a produção do conhecimento e, por fim, as territorialidades amazônicas e as concepções de formação de professores.

Biografia do Autor

Joana d’Arc de Vasconcelos Neves, UFPA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta A da UFPA, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA).

Tania Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-Doutora em Psicologia pelo IP-USP (2009), Estágio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Universidad de La Havana/Cuba (2009). Doutorado em Educação Universidade Rovira i Virgili/Espanha (2002) – revalidado na FE-USP. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente dos Programas de Pós-Graduação em nível de Doutorado: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento e PPG em Educação na Amazônia Doutorado em Rede Educação e em nível de Mestrado Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida e Mestrado em Educação na Amazônia

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos