CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO PARA A (RE)DEFINIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA CRECHE: TENSÕES E CONQUISTAS

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi FCT/Unesp/Presidente Prudente. GEPPI - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância. Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp.

Resumo

A construção da identidade docente na creche é o foco deste trabalho que foi desenvolvido de 2014 a 2016. O objetivo geral foi refletir sobre a identidade docente na creche, oferecendo estudos que pudessem fortalecer a autoestima e a formação dos professores, contribuindo para que entendessem o quanto é de vital importância o papel do educador como mediador ou facilitador do processo de aprendizagem na Creche. A principal motivação para esse trabalho foi a sensação de desprestigio e desvalorização que os professores tinham por atuarem na creche. A pesquisa se desenvolveu por meio de questionários que coletavam as percepções e necessidades e intervenções que buscavam sustentar as reflexões e propostas, desta forma a metodologia utilizado foi a pesquisa-ação. O processo foi um pouco conturbado, mas os resultados absolutamente positivos.

Palavras-chave: Identidade docente; Creche; Formação continuada; Pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Cinthia Magda Fernandes Ariosi, FCT/Unesp/Presidente Prudente. GEPPI - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância. Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp.
É doutora em Educação na linha de "Gestão de unidades escolares e políticas educacionais", do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília com Bolsa Sanduíche financiada pela CAPES - Estágio intercalar de doutoramento na Itália junto ao Conselho Nacional de Pesquisa, Instituto de Ciência e Tecnologia da Cognição, sob a orientação da Drª Tullia Musatti. É Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo programa do doutorado (2004). Fez especialização em Alfabetização: ensino e pesquisa na Unesp-Bauru (1999). Concluiu o curso de especialização no ensino de artes (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1997) e o curso de magistério pelo CEFAM-Bauru (1992). Foi professora da Prefeitura Municipal de Bauru na divisão de Educação Infantil. Trabalha como docente no Ensino Superior desde 2005, em diversas instituições da região de Bauru/SP. Ministrou aulas no CEFAM-Bauru. Atuou como docente e coordenadora em instituições públicas e privadas, de educação formal e não formal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e políticas educacionais para a infância. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp, em Presidente Prudente. Ministra as disciplinas de metodologia da educação infantil e estágio na educação infantil e ensino fundamental. Coordena projetos de extensão e pesquisa, principalmente nos seguintes temas: educação infantil, fundamentos da educação, políticas educacionais e gestão das unidades de educação infantil, desenvolvimento infantil, atividades para creche e pre-escola e abordagens metodológicas para educação infantil. É fundadora e líder do Grupo de estudo e pesquisa sobre a primeira infância - GEPPI.

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Publicado
2017-05-16