A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO MUNDO ATUAL E A CONTRIBUIÇÃO DA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR

  • Marinalva Barros Rego Barros Silva UNESP

Resumo

Este texto pretende oferecer alguns subsídios para a reflexão sobre a construção da prática docente no mundo atual. Aborda o percurso da docência nos momentos mais significativos de transição histórica, pontuando os formatos que ela adquiriu, conforme a conjuntura econômica, política e social. A partir daí, discute a atuação profissional do professor e a função mediadora de sua prática, ao mesmo tempo em que destaca a perspectiva da transdisciplinaridade na compreensão do momento presente.

Biografia do Autor

Marinalva Barros Rego Barros Silva, UNESP

Historiadora, Mestre em Educação, Doutoranda em Artes UNESP

Referências

ARROYO, Miguel. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.138 – 165.

ARRUDA, Ângela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 2000.

CARVALHO, Edgar de Assis; MENDONÇA, Teresinha (orgs.). Ensaio de complexidade 2. Porto Alegre: Sulina, 2003.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Atena, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes,1980.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). A experiência do trabalho e a educação básica. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 11-27.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino de 2° grau: o trabalho como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989.

MENGA, Lüdke; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, Set./Dez. 2004.

MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação aprendizagem e cidadania no século XXI. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NICOLESCU, Basarab. Fundamentos Metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In: SOMMERMAN, Américo e outros (orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002.

PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira e outros (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

RANDOM, Michel. O território do olhar. In: SOMMERMAN, Américo e outros (orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002.

SACRISTÁN, Gimeno J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto, Portugal: Porto editora, 1995, p. 63-88.

SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas: Autores Associados, 2002.

VILLELA, Heloisa de Oliveira. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira e outros (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos