A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO MUNDO ATUAL E A CONTRIBUIÇÃO DA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
Resumo
Este texto pretende oferecer alguns subsídios para a reflexão sobre a construção da prática docente no mundo atual. Aborda o percurso da docência nos momentos mais significativos de transição histórica, pontuando os formatos que ela adquiriu, conforme a conjuntura econômica, política e social. A partir daí, discute a atuação profissional do professor e a função mediadora de sua prática, ao mesmo tempo em que destaca a perspectiva da transdisciplinaridade na compreensão do momento presente.
Referências
ARROYO, Miguel. Trabalho – Educação e Teoria Pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p.138 – 165.
ARRUDA, Ângela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 2000.
CARVALHO, Edgar de Assis; MENDONÇA, Teresinha (orgs.). Ensaio de complexidade 2. Porto Alegre: Sulina, 2003.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Atena, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes,1980.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). A experiência do trabalho e a educação básica. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 11-27.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino de 2° grau: o trabalho como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1989.
MENGA, Lüdke; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, Set./Dez. 2004.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação aprendizagem e cidadania no século XXI. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NICOLESCU, Basarab. Fundamentos Metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In: SOMMERMAN, Américo e outros (orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002.
PAIVA, José Maria de. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira e outros (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RANDOM, Michel. O território do olhar. In: SOMMERMAN, Américo e outros (orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002.
SACRISTÁN, Gimeno J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto, Portugal: Porto editora, 1995, p. 63-88.
SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas: Autores Associados, 2002.
VILLELA, Heloisa de Oliveira. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira e outros (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).