A AGENDA 2030 NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Palavras-chave: Agenda 2030. Universidades Federais. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Inserção Social.

Resumo

Os estudos do grupo de pesquisa Gestar/CNPq/UFSM têm em suas prioridades e fundamentos a análise de políticas e processos de gestão da Educação Superior. Nesse sentido, este texto de caráter exploratório objetivou verificar como a Agenda 2030 vem sendo abordada nas Universidades Federais brasileiras. Realizou-se análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das universidades e dos seus respectivos sites. Evidenciou-se que cinco universidades contemplam expressamente a Agenda 2030 em seus PDI. Também, constatou-se que a Agenda 2030 vem sendo abordada em outras ações nas demais Instituições: promoção de eventos; formação de agentes multiplicadores; desenvolvimento de projetos de extensão com aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); desenvolvimento de trabalhos acadêmicos conectados aos ODS, entre outras atividades acadêmicas. Torna-se necessário maior engajamento da comunidade universitária para que a Agenda seja priorizada, assim como o alcance dos ODS se constituam efetivos até 2030 considerando o compromisso de inserção social das IES.

Biografia do Autor

Cristiano Lanza Savegnago, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional. É Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

Simone da Rosa Messina Gomez , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental, Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional e Doutoranda em Educação. É Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Santa Maria.

Marilene Gabriel Dalla Corte , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia,  Especialista em Administração e Supervisão Escolar, Mestre em Educação,  Doutora em Educação e Pós-Doutora em Educação. É Professora na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado
2022-09-28