A AGENDA 2030 NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumo
Os estudos do grupo de pesquisa Gestar/CNPq/UFSM têm em suas prioridades e fundamentos a análise de políticas e processos de gestão da Educação Superior. Nesse sentido, este texto de caráter exploratório objetivou verificar como a Agenda 2030 vem sendo abordada nas Universidades Federais brasileiras. Realizou-se análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das universidades e dos seus respectivos sites. Evidenciou-se que cinco universidades contemplam expressamente a Agenda 2030 em seus PDI. Também, constatou-se que a Agenda 2030 vem sendo abordada em outras ações nas demais Instituições: promoção de eventos; formação de agentes multiplicadores; desenvolvimento de projetos de extensão com aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); desenvolvimento de trabalhos acadêmicos conectados aos ODS, entre outras atividades acadêmicas. Torna-se necessário maior engajamento da comunidade universitária para que a Agenda seja priorizada, assim como o alcance dos ODS se constituam efetivos até 2030 considerando o compromisso de inserção social das IES.
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