ENTRE A RUA E A CALÇADA: A PRESENÇA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Palavras-chave: Cidade. Crianças. Urbanismo. São Paulo.

Resumo

O presente texto surge como parte de uma pesquisa em que a busca pela presença das crianças no processo de urbanização da cidade de São Paulo ocorreu também por meio da consulta de documentos do poder legislativo do município correspondentes à primeira década do século XX. Na consulta aos documentos foi possível verificar entre as falas de vereadores e prefeito, registradas em atas, a crescente moralização do espaço urbano, resultado da homogeneização sobre os usos da cidade demandada pela produção e reprodução do capital. Entre a rua e a calçada, é uma referência aos projetos de reformas urbanas que tinham como objetivo ordenar o movimento de pessoas, animais e máquinas nas vias públicas, e suas consequências sobre o modo como a presença e a ausência de crianças encontrava-se sob disputa, em especial no perímetro central de São Paulo.

 

Biografia do Autor

Maria Cristina Stello Leite, Faculdade de Educação USP

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, professora de educação infantil da rede municipal de São José dos Campos/SP.

Referências

BARBUY, Heloisa. A cidade-exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo. 1860-1914. São Paulo: Edusp, 2006.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CALVINO, Ítalo. Cidades Invisíveis. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora O Globo; Folha de São Paulo, 2003.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Ata de sessão 20 de jul. 1907ª.

___________. Ata de sessão 26 de out. 1907b

___________. Ata de sessão 29 de out. 1910

FALEIROS, Vicente de Paula. Infância e processo político no Brasil. In: RIZZINI, I. & PILOTTI, F. (org.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

FONSECA, Sergio. A regeneração pelo trabalho: o caso do instituto disciplinar em São Paulo (1903-1927). Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, n.33, 2008.

FREHSE, Fraya. Quando os ritmos corporais dos pedestres nos espaços públicos urbanos revelam ritmos da urbanização. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre/RS, v.16, n.1, 2016.

MOURA, Esmeralda Blanco. Infância operária e acidente de trabalho em São Paulo. In: PRIORE, Mary del. (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.

PENTEADO, Jacob. Belenzinho, 1910: retrato de uma época. São Paulo: Carrenho Editorial, 2003.

PERROT, Michelle. História da vida privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. V.4

PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 1991.

RIZZINI, Irene. O século perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Universitária Santa Úrsula, 1997.

RIZZINI, Irene. Crianças e menores: do pátrio poder ao pátrio dever. Um histórico da legislação para a infância no Brasil. In: RIZZINI, I. & PILOTTI, F. (org.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Carlos José Ferreira dos. Nem tudo era italiano: São Paulo e pobreza, 1890-1914. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2008.

SANTOS, Marco Antonio Cabral dos. Crianças e criminalidade no início do século XX. In: PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 2013.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. São Paulo: Penguin Companhia, 2014.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole. São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Publicado
2021-04-29