PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NO COTIDIANO DA CRECHE

  • Aline da Silva Schmitt
  • Altino José Martins Filho Universidade Estadual de Santa Catarina

Resumo

A inserção dos bebês à educação infantil vem ganhando espaço na atualidade. A entrada e permanência das famílias ou responsáveis no mercado de trabalho incentiva a busca pelas creches. Os pais e professores acreditam que só há aprendizagem quando há atividade palpável. Atividades escolarizantes e retrógradas. Utilizando autores como Barbosa (2010), Horn (2015), Tristão (2015) entre outros estudiosos da primeira infância, buscou-se responder como proporcionar propostas significativas e que respeite as especificidades dos bebês. Pensar em ações pedagógicas que respeitem os bebês em suas especificidades é compreender que eles aprendem nas brincadeiras e interações com os mais variados matérias e espaços. Para isso o olhar atento e sensível, o acolhimento e as intencionalidades no planejamento são essenciais na organização, no sabe, pensar e fazer a prática pedagógica com bebês.

Biografia do Autor

Aline da Silva Schmitt

Pós- graduação em Docência na Educação Infantil pela Faculdade Municipal de Palhoça- FMP. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ. Professora atuante na Educação Infantil.

Altino José Martins Filho, Universidade Estadual de Santa Catarina
Doutor em Educação

Referências

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Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos