PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS COM OS BEBÊS: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NO COTIDIANO DA CRECHE
Resumo
A inserção dos bebês à educação infantil vem ganhando espaço na atualidade. A entrada e permanência das famílias ou responsáveis no mercado de trabalho incentiva a busca pelas creches. Os pais e professores acreditam que só há aprendizagem quando há atividade palpável. Atividades escolarizantes e retrógradas. Utilizando autores como Barbosa (2010), Horn (2015), Tristão (2015) entre outros estudiosos da primeira infância, buscou-se responder como proporcionar propostas significativas e que respeite as especificidades dos bebês. Pensar em ações pedagógicas que respeitem os bebês em suas especificidades é compreender que eles aprendem nas brincadeiras e interações com os mais variados matérias e espaços. Para isso o olhar atento e sensível, o acolhimento e as intencionalidades no planejamento são essenciais na organização, no sabe, pensar e fazer a prática pedagógica com bebês.
Referências
BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês
Maria Carmem Barbosa In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – perspectivas atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: nov, 2010. Disponibilidade em:
<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file>. Acesso em: 20 jan. 2017
BRASIL, Ministério da Educação. Secretária de educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB. 2010.
_________, Ministério da Educação. Secretária de educação Básica. Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília 2009. Disponibilidade em:
<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf.> Acesso em: 20 jan 2017.
CARONI, Cybelli. Conhecendo a rotina da classe de bebê. In: CAIRUGA, R; CASTRO, M; COSTA, M. (Org.). Bebês na escola, observação, sensibilidade e experiências essenciais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p. 173-192.
DELGADO, Ana Cristina; FILHO, Altino José Martins. Apresentação do dossiê “Bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos de educação”. Pro-posições, v. 24, n. 3 p. 21-30, set/dez 2013. Disponibilidade em:
<http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/issue/view/883/showToc> Acesso em: 17 dez 2016.
HORN, Maria. O bebê e sua relação com o espaço. In: CAIRUGA, R; CASTRO, M; COSTA, M. (Org.). Bebês na escola, observação, sensibilidade e experiências essenciais. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p 103-120.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria. Interações: ser professora de bebês: cuidar, educar e brincar: uma única ação. BAROUKH, J (coord.). ALVES, M. (Org.). São Paulo : Blucher, 2012.
TRISTÂO, Fernanda. “Você viu que ele já esta ficando de gatinho?” Professoras de creche e desenvolvimento infantil. In: Criança pede respeito: Ação educativa na creche e pré- escola. Organização Altino José Martins Filho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p.97-144.
__________, A sutil complexidade das práticas com os bebês. In: Criança pede respeito: Ação educativa na creche e pré- escola. Organização Altino José Martins Filho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2ª ed. 2015 p.145-172.
VARGAS, Gardia. A prática educativa em creches: o que fazem os bebês? In: Educar na creche: Uma prática construída com os bebês e para os bebês. Organização Altino José Martins Filho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016 p. 99-115.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).