ESPORTE E LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO

Palavras-chave: Esporte. Lazer. Educação Física Escolar. Cultura Corporal de Movimento.

Resumo

Esporte e Lazer são fenômenos importantes e estão presentes em nossas vidas de diversas formas. Embasado em pressupostos da pesquisa-ação, este artigo discute uma proposta de trabalho sobre a relação entre Esporte e Lazer na Educação Física escolar. Foram realizados 8 encontros (16 aulas) com alunos do 7º ano de uma escola estadual de um município do interior do Estado de São Paulo. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre a prática docente e sua importância na construção de uma “educação para o lazer” (MARCELLINO, 2002; AMARAL, 2012) e da ampliação do repertório do “Se-Movimentar” (KUNZ, 1991; 2000; 2004) dos alunos, oportunizando-lhes experiências significativas e alternativas para compreenderem tais fenômenos e suas relações com a sociedade.

Biografia do Autor

Rafael Stein Pizani, Unicamp

Doutorando em Educação Física pela Unicamp. Docente do Colégio Técnico de Limeira (COTIL – Unicamp) e das Faculdades Integradas Einstein de Limeira –FIEL.

Daniel Zancha, Unicamp

Mestre em Educação pela Unicamp. Docente das Faculdades Integradas Einstein de Limeira –FIEL.

Flávia Baccin Fiorante, Faculdades Integradas Einstein de Limeira–FIEL

Doutora em Educação Escolar pela Unesp-FCLAR. Docente das Faculdades Integradas Einstein de Limeira–FIEL.

Referências

AMARAL, S. C. F. Tema 01: Lazer e trabalho: origens, principais conceitos e acesso do cidadão. In: Disciplina Eixos Temáticos para o Ensino Médio: Mídias; Lazer e Trabalho. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor; Campinas: Unicamp, 2012.

BETTI, M. Tema 04: Percursos de Aprendizagem. In: Disciplina: Concepção da Disciplina Educação Física na Proposta Curricular. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor; Campinas: Unicamp, 2011a.

______. Tema 05: Percursos de Aprendizagem. In: Disciplina: Concepção da Disciplina Educação Física na Proposta Curricular. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor; Campinas: Unicamp, 2011b.

BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. (Coleção educação física).

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Editora Papirus, 1995.

______. Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

______. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

______. Cultura. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2005. p.106-108.

______. Tema 2: Jogo. In: Disciplina: Do Jogo ao Esporte Coletivo. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): RedeFor; Campinas: Unicamp, 2012.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.

______. Sociologia Empírica do Lazer. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1999.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (orgs.). O ensino dos jogos desportivos. 2ª ed. Porto: Universidade do Porto, 1995, p.11-25.

KUNZ, E. Educação física: ensino & mudanças. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 1991.

______. Kinein: o movimento humano como tema. Revista Eletrônica Kinein, Florianópolis, v.1, n.1, dez. 2000. Acesso em: 12/07/2011.

______. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2003. (Coleção educação física).

MAGNANI, J. G. C. Antropologia e Educação Física. In: CARVALHO, Y. M. de; RUBIO, K. (org.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. - (Paidéia; 5).

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

______. Estudos do Lazer: uma introdução. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. (Coleção educação física e esportes).

MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade. 2ª ed. Goiânia: UFG, 2004.

PAES, R. Esporte Educacional. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 1., Foz do Iguaçu, 1998.; CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 2. Foz do Iguaçu, 1998. Anais... Campinas: UNICAMP: FEF/DEM, 1998. p. 109-114.

PIZANI, R. S.; AMARAL, S. C. F.; PAES, R. R. Esporte e Lazer: diálogos possíveis à luz da pedagogia do esporte. Licere, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 1-18, set/2012.

SÃO PAULO, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2008a. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf.> Acesso em: 15/11/2011.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VAGO, T. M. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente - um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Porto Alegre, Ano III, n. 5, 1996.

Publicado
2020-03-31