ESPORTE E LAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATO DE UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO
Resumo
Esporte e Lazer são fenômenos importantes e estão presentes em nossas vidas de diversas formas. Embasado em pressupostos da pesquisa-ação, este artigo discute uma proposta de trabalho sobre a relação entre Esporte e Lazer na Educação Física escolar. Foram realizados 8 encontros (16 aulas) com alunos do 7º ano de uma escola estadual de um município do interior do Estado de São Paulo. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre a prática docente e sua importância na construção de uma “educação para o lazer” (MARCELLINO, 2002; AMARAL, 2012) e da ampliação do repertório do “Se-Movimentar” (KUNZ, 1991; 2000; 2004) dos alunos, oportunizando-lhes experiências significativas e alternativas para compreenderem tais fenômenos e suas relações com a sociedade.
Referências
AMARAL, S. C. F. Tema 01: Lazer e trabalho: origens, principais conceitos e acesso do cidadão. In: Disciplina Eixos Temáticos para o Ensino Médio: Mídias; Lazer e Trabalho. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor; Campinas: Unicamp, 2012.
BETTI, M. Tema 04: Percursos de Aprendizagem. In: Disciplina: Concepção da Disciplina Educação Física na Proposta Curricular. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor; Campinas: Unicamp, 2011a.
______. Tema 05: Percursos de Aprendizagem. In: Disciplina: Concepção da Disciplina Educação Física na Proposta Curricular. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor; Campinas: Unicamp, 2011b.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. (Coleção educação física).
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Editora Papirus, 1995.
______. Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
______. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
______. Cultura. In: GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2005. p.106-108.
______. Tema 2: Jogo. In: Disciplina: Do Jogo ao Esporte Coletivo. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): RedeFor; Campinas: Unicamp, 2012.
DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.
______. Sociologia Empírica do Lazer. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva: SESC, 1999.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (orgs.). O ensino dos jogos desportivos. 2ª ed. Porto: Universidade do Porto, 1995, p.11-25.
KUNZ, E. Educação física: ensino & mudanças. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 1991.
______. Kinein: o movimento humano como tema. Revista Eletrônica Kinein, Florianópolis, v.1, n.1, dez. 2000. Acesso em: 12/07/2011.
______. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2003. (Coleção educação física).
MAGNANI, J. G. C. Antropologia e Educação Física. In: CARVALHO, Y. M. de; RUBIO, K. (org.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001. - (Paidéia; 5).
MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
______. Estudos do Lazer: uma introdução. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. (Coleção educação física e esportes).
MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade. 2ª ed. Goiânia: UFG, 2004.
PAES, R. Esporte Educacional. CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 1., Foz do Iguaçu, 1998.; CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MOTORA, 2. Foz do Iguaçu, 1998. Anais... Campinas: UNICAMP: FEF/DEM, 1998. p. 109-114.
PIZANI, R. S.; AMARAL, S. C. F.; PAES, R. R. Esporte e Lazer: diálogos possíveis à luz da pedagogia do esporte. Licere, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 1-18, set/2012.
SÃO PAULO, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2008a. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf.> Acesso em: 15/11/2011.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
VAGO, T. M. O "esporte na escola" e o "esporte da escola": da negação radical para uma relação de tensão permanente - um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Porto Alegre, Ano III, n. 5, 1996.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).