GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO

  • Dalve Oliveira Batista-Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0002-9133-3446
  • Soranny Gomes Morais Universidade Federal do Tocantins-UFT

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino com o gênero cordel fundamentada em gêneros textuais e ancorada nos princípios da sequência didática. Para atender ao objetivo proposto, discutimos as concepções de gêneros textuais, modelo didático e sequência didática respaldados na perspectiva dos seguintes teóricos e pesquisadores: Bronckart (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Cristóvão (2002), Batista-Santos (2014), e outros pesquisadores que têm como aporte teórico a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Destarte, acreditamos que o trabalho com gêneros textuais embasados no Modelo Didático e na SD possibilitam o desenvolvimento de habilidades linguísticos e linguístico-discursivos dos alunos, por promover uma compreensão mais detalhada do cordel.

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Sequência Didàtica; Cordel.

Biografia do Autor

Dalve Oliveira Batista-Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP. Professora Assistente A-nível 2, da Universidade Federal do Tocantins-UFT.

Soranny Gomes Morais, Universidade Federal do Tocantins-UFT
Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Tocantins-UFT.
Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos