GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: O CORDEL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino com o gênero cordel fundamentada em gêneros textuais e ancorada nos princípios da sequência didática. Para atender ao objetivo proposto, discutimos as concepções de gêneros textuais, modelo didático e sequência didática respaldados na perspectiva dos seguintes teóricos e pesquisadores: Bronckart (2003), Schneuwly e Dolz (2004), Cristóvão (2002), Batista-Santos (2014), e outros pesquisadores que têm como aporte teórico a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Destarte, acreditamos que o trabalho com gêneros textuais embasados no Modelo Didático e na SD possibilitam o desenvolvimento de habilidades linguísticos e linguístico-discursivos dos alunos, por promover uma compreensão mais detalhada do cordel.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros Textuais; Sequência Didàtica; Cordel.
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