INICIATIVAS SOCIAIS NA SUPERAÇÃO DA CRISE DE MOBILIDADE URBANA EM ÁREAS SEGREGADAS: O CASO DA JAUBRA NA BRASILÂNDIA, SÃO PAULO, BRASIL

  • Dayana Brainer da Silva Furtado UNINOVE
  • Cristiano Capellani Quaresma UNINOVE
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira Universidade de Taubaté.
  • Diego de Melo Conti UNINOVE
  • Jane da Cunha Calado UNINOVE
Palavras-chave: Segregação Socioespacial. Uber. OTTC’s. Transporte. Acessibilidade.

Resumo

A crise de mobilidade urbana na cidade de São Paulo afeta de maneira mais pronunciada os habitantes de áreas segregadas, nas quais prevalecem as más condições de infraestrutura urbana, implicando no aprofundamento das desigualdades socioespaciais existentes. Tais áreas, sobretudo devido à problemas de criminalidade elevada, também se encontram excluídas do acesso aos novos serviços de transporte, possibilitados pelas novas tecnologias da informação e comunicação, à exemplo do transporte individual privado por aplicativo, tal como o Uber. A falta de mobilidade física de tais habitantes implica em dificuldades de mobilidade socioeconômica, ampliando as desigualdades existentes. Diante da falta de soluções eficientes por parte do poder público, iniciativas simples, advindas da própria população local, emergem como importantes alternativas ao combate deste miasma urbano. A partir do contexto apresentado, o objetivo da presente pesquisa foi estudar a iniciativa de impacto social desenvolvida no Distrito Brasilândia, denominada Jaubra, buscando descrever suas características, estrutura, funcionamento, dificuldades e estratégias futuras por parte de seus organizadores. Um estudo exploratório foi realizado a partir de levantamento bibliográfico e de entrevistas juntos aos fundadores da Jaubra. Os resultados permitem destacar os potenciais da iniciativa social em estudo para a melhoria do acesso de áreas segregadas aos novos serviços de transporte urbano dependentes das novas tecnologias da informação e comunicação.

Biografia do Autor

Dayana Brainer da Silva Furtado, UNINOVE

Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).

Cristiano Capellani Quaresma, UNINOVE

Doutor em Geografia (UNICAMP), docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira , Universidade de Taubaté.

Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA), docente e pesquisador da Universidade de Taubaté.

Diego de Melo Conti, UNINOVE

Doutor em Administração (PUC-SP), docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE).

Jane da Cunha Calado, UNINOVE

Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) - Linha de Pesquisa: Mobilidade Urbana (acessibilidade) - Universidade Nove de Julho; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Nove de Julho (2016) e graduação em Letras - Licenciatura Plena - Universidade Guarulhos (2002).

Referências

ABRANET. Jaubra conecta periferia ao transporte por aplicativo. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9bFNPcKGq4E&list=PLQ29d-r9k2D2VdnOTXAvZY9TsNclu7xko&index=2&t=0s Acesso em: 10 de fev. 2019.

Adorno e Nery (2019) ADORNO, Sérgio; NERY, Marcelo Batista. Crime and violences in São Paulo: theoretical-methodological retrospective, advances, limits and future perspectives. Cadernos Metrópole, v. 21, n. 44, p. 169-194, 2019.

BARDON, Júlia. Jovem tem 17 vezes mais chances de morrer no Brás que na Vila Matilde. Folha de S. Paulo. 2017. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1929620-morador-dos-jardins-vive-24-anos-a-mais-que-o-do-jardim-angela.shtml Acesso em: 01 de jun. 2018.

BINENBOJM, Gustavo. Novas tecnologias e mutações regulatórias nos transportes públicos municipais de passageiros: um estudo a partir do caso UBER. Revista de Direito da Cidade, v. 8, n. 4, p. 1690-1706, 2016.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Editora 34, 2000.

CARNEY, Cher et al. Using naturalistic driving data to assess the prevalence of environmental factors and driver behaviors in teen driver crashes. 2015.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Bookman, 2005.

DILLS, Angela K.; MULHOLLAND, Sean E. Ride‐sharing, fatal crashes, and crime. Southern Economic Journal, v. 84, n. 4, p. 965-991, 2018.

ESTEVES, Luiz Alberto. Uber: o mercado de transporte individual de passageiros—regulação, externalidades e equilíbrio urbano. Revista de Direito Administrativo, v. 270, p. 325-361, 2015.

FORD FUND LAB. Inovação e Mobilidade. 2017. Disponível em: https://www.artemisia.org.br/fordfundlab/ Acesso em: 05 de fev. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2007.

HUGHES, Pedro Javier Aguerre. Segregação socioespacial e violência na cidade de São Paulo: referências para a formulação de políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 4, p. 93-102, 2004.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. 2010a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/sp/sao-paulo/panorama Acesso em: 20 de mai. 2018.

IPEA. ÍNDICE PAULISTA DE ECONOMIA APLICADA. Atlas da vulnerabilidade social nas regiões metropolitanas brasileiras. 2015. Disponível em: http://ivs.ipea.gov.br/images/publicacoes/Ivs/publicacao_atlas_ivs_rm.pdf Acesso em 18, jan. 2019.

JAUBRA. Novo site da Jaubra. 2018. Disponível em: https://jaubra.com.br/ Acesso em: 05 de fev. 2019.

MARCOS, Marcela. O que aconteceu com o “Uber” da periferia paulistana? Conseguiu regularização e, agora, enfrenta o gigante. Portal Projeto Draft. Seção Startup. 2018. Disponível em: https://projetodraft.com/o-que-aconteceu-com-o-uber-da-periferia-paulistana-conseguiu-regularizacao-e-agora-enfrenta-o-gigante/ Acesso em: 05 fev. 2019.

MARICATO, Ermínia. Metrópole na periferia do capitalismo. São Paulo, Hucitec/Série Estudos Urbanos. 1996.

MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. CaderNAU, 8(1), 11-22. 2015.

MELLO, Cláudio Ari. O futuro da mobilidade urbana e o caso uber / The future of urban mobility and the uber case. Revista de Direito da Cidade, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 775-812, abr. 2016. ISSN 2317-7721. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/view/22029>. Acesso em: 20 mar. 2019.

OLIVEIRA, Felipe. (2018). Empresário cria app de corridas da Brasilândia. Folha de São Paulo. 2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/empresario-cria-app-de-corridas-da-brasilandia.shtml Acesso em: 8 fev. 2019.

OXFAM BRASIL (2018). Relatório anual 2018: “País Estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras 2018”. 2018. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/arquivos/relatorio_desigualdade_2018_pais_estagnado_digital.pdf Acesso em: 01 jun. 2018.

PARK, Jiyong; KIM, Junetae; LEE, Byungtae. Are uber really to blame for sexual assault?: evidence from New York city. In: Proceedings of the 18th annual international conference on electronic commerce: e-Commerce in smart connected world. ACM, 2016. p. 12.

PEREIRA, Ricardo Utrabo; FREITAS, Paulo Henrique de Souza. A regulamentação dos serviços prestados pela startup UBER no Brasil: o transporte privado individual de passageiros em conformidade com os preceitos de acessibilidade de um estado democrático. Direito da Cidade, v. 9, n. 4, 2017.

PMSP. Prefeitura do Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico. Divisão de Preservação. Programa de Valorização do Patrimônio Cultural nas Subprefeituras. 2008. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Freguesia_web_1392056779.pdf Acesso em: 03 de fev. 2019.

PMSP. Prefeitura do Município de São Paulo. Prefeitura Regional Freguesia Brasilândia. Conheça um pouco da História dos bairros da Freguesia do Ó e Vila Brasilândia. 2009a. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/freguesia_brasilandia/historico/index.php?p=142 Acesso em: 20 de mai. 2017.

PMSP. Prefeitura do Município de São Paulo. Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais. Atlas socioassistencial da cidade de São Paulo / Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais – São Paulo: SMADS. 2015a. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B5SKZyY9PS3YMnJWNmU1eWRBSjA/view Acesso em: 20 de mai. 2018.

QUARESMA, Cristiano Capellani; FERREIRA, Maurício Lamano; SHIBAO, Fábio Ytoshi; RUIZ, Mauro Silva; OLIVEIRA, Geraldo Cardoso. A crise de mobilidade urbana brasileira e seus antecedentes socioespaciais. In: CORTESE, T. T. P.; KNIESS, C. T., MACARI, E. A. (Orgs.), Cidades Inteligentes e Sustentáveis. (1a ed., Cap. 2, pp. 21-36). São Paulo: Manole. 2017.

REDE NOSSA SÃO PAULO (2017). Mapa da Desigualdade de São Paulo. 2017. Disponível em: https://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/mapa-da-desigualdade-2017.pdf Acesso em: 01 de jun. 2018.

RIBEIRO, Filipe Batista et al. Transporte individual de passageiros por carona remunerada: contextualização e aplicação de ferramenta para análise de viabilidade econômica de negócio. Recuperado em, v. 20, 2017.

ROLNIK, Raquel; KLINTOWITZ, Danielle. (I) Mobilidade na cidade de São Paulo. Estudos avançados, v. 25, n. 71, p. 89-108, 2011.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. Edusp, 2002.

SANTOS, Denise Dias; RODRIGUES, Marcela Andrezza Moraes; SILVA, Marcella Halcsik. Análise da evolução das áreas verdes no distrito da Brasilândia, São Paulo (SP), Brasil. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina. 2015. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Nuevastecnologias/Teledeteccion/27.pdf Acesso em: 20 de jan. 2019.

SEADE. FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS. IPVS Principais Resultados Versão 2010: Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. 2010a. Disponível em: http://www.iprs.seade.gov.br/ipvs2010/view/pdf/ipvs/principais_resultados.pdf Acesso em: 18 de jan. 2019.

SEBRAE. Sebraecast. Startups Jaubra. Bloco 1. 2018a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nJ8vTevwb34 Acesso em: 10 de fev. 2019.

SEBRAE. Sebraecast. Startups Jaubra. Bloco 3. 2018c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ggKyOnV50jE Acesso em: 10 de fev. 2019.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Segregação socioespacial e centralidade urbana. A cidade contemporânea: segregação socioespacial. São Paulo: Contexto, p. 61-93, 2013.

VAI TEC. Fábrica de Negócios VAI TEC. 2018. Disponível em: http://adesampa.com.br/vaitec3/index.php/fabrica/ Acesso em: 10 de fev. 2019.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão. In Cidade e movimento: mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília: Ipea: ITDP. 2016.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.

Publicado
2020-03-31