A RELAÇÃO DA GESTÃO PARTICIPATIVA COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TURMAS DE BEBÊS!

  • Silvia de Amorim UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Resumo

Este relato objetiva (com)partilhar uma experiência que envolve a gestão participativa e práticas pedagógicas com uma turma de bebês com até um ano de idade. Sendo que, ao colocar em prática a gestão participativa, todos assumem participação ativa na gestão. No caso dos bebês, esta atuação fica explicita imediatamente no processo de inserção das famílias e bebês nas instituições de educação infantil. A ação inicia pela direção no momento da matricula e acolhimento dos familiares. O professor dará continuidade, utilizando da observação e registro para que consiga construir uma relação afetiva atendendo as necessidades e desejos dos bebês. Esta parceria, entre professor e direção, possibilita a construção de projetos que contemple a ampliação desta relação e inclua os familiares. Demonstrando que o espaço da educação infantil tem a finalidade de promover interações, brincadeiras e desenvolvimento das linguagens a partir da ampliação do repertório cultural. 

Biografia do Autor

Silvia de Amorim, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SUPERVISORA DO PIBID/FURB SUBPROJETO PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO INFANTIL E MESTRANDA NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FURB.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008, 128p.

FORTUNATTI, Aldo. A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO PROJETO DE COMUNIDADE: Crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família. Porto Alegre: Artmed, 2009. 200 p.

LÜCK, Heloísa (et al). A Escola Participativa – O trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

______________. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006a, vol I

_____________. A Gestão Participativa na Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006b, vol III.

REIS, Luciane. Adaptação ou Inserção? O momento de entrada dos bebês nas creches. In:--------------- MARTINS FILHO, Altino José et al (Org.). EDUCAR NA CRECHE: Uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016. 142 p.

Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos