FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROJETOS E EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Palavras-chave: Formação de professores. Prática como Componente Curricular. Educação Não-Formal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar propostas de projetos que foram desenvolvidos no processo de formação do Pedagogo em atendimento à obrigatoriedade da prática como componente curricular (PCC) e suas experiências no contexto da educação não-formal.  Incialmente conceitua-se Prática como Componente Curricular adotando como principal marco legal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394/1996, para posteriormente caracterizar a modalidade de educação não-formal diferenciando-a da educação formal. Após, são apresentadas três propostas de desenvolvimento de projetos realizados no 2º período do Curso de Pedagogia, tal como foram concebidos e orientados quanto as etapas de elaboração, método e referências de apoio. Verificou-se que as experiências vivenciadas na educação não- formal com a realização dos projetos possibilitam práticas fundamentadas teoricamente que sinalizam para uma formação de professores comprometida com a realidade educacional.

Biografia do Autor

Tatiana Platzer do Amaral, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Docente  do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas  e do Curso de Pedagogia na Universidade Mogi das Cruzes.

Marcia Regina Cordeiro Bavaresco, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Curso de Pedagogia na Universidade Mogi das Cruzes.

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Marília

Pós – Doutor em Educação (UFRN) e em Ciências Sociais (UNESP). Doutor em Educação Escolar (UNESP). Docente nos PPGs em Políticas Públicas (UMC) e Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIS).

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Publicado
2020-03-31