INTERCULTURALIDADE E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: TECENDO REFLEXÕES ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

Palavras-chave: Interculturalidade. Currículo. Escola e Comunidade. Educação Integral.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dialogar, quanto a interculturalidade e sua importância na formação integral do discente, a partir de uma revisão bibliográfica da literatura atual, centrada tanto nas produções acadêmicas quanto nos aspectos legais. Justifica-se essa proposta por considerarmos que a escola deve assumir um novo papel, como articuladora do processo educacional destinado à formação do ser humano, estruturado em reconhecer a presença no seu interior de diversos atores sociais, os quais efetivam suas vidas na diversidade dos espaços geográficos, históricos e relacionais, contribuindo dessa forma para a conquista da autonomia dos alunos. Sempre é importante destacar: uma educação integral só pode ser efetivada a partir de projetos que respeitem, e mais ainda, que propiciem propostas curriculares pautados na interculturalidade.

 

Biografia do Autor

Diovane de César Resende Ribeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO).

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO).

Marcus Vinicius Neves Araújo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - (UFTM) e Mestrando em Educação (UFTM) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO).

Diego Gerônimo Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO).

Referências

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Publicado
2020-05-07