EVOLUÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO MARANHÃO

  • Bruna Francischetto UNIVERSIDADE DE TAUBATEÉ - UNITAU
  • Rosivania Araujo Mendes Universidade de Taubaté – UNITAU
  • Fabiane Ferraz Silveira Fogaça Universidade de Taubaté – UNITAU
  • Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues Universidade de Taubaté – UNITAU https://orcid.org/0000-0003-3919-3834
  • Adriana Leônidas de Oliveira Universidade de Taubaté – UNITAU
  • Thalita de Sousa Pereira Universidade de Gurupi
  • Cheila Fernandes de Andrade UNITAU https://orcid.org/0000-0003-3668-3926
Palavras-chave: Educação Superior. Evolução. Instituição Pública. Instituição Privada.

Resumo

A Educação Superior foi introduzida de forma tardia no Brasil, e foi submetida a grandes lutas, para obtenção de conquistas que possibilitaram sua evolução. O presente estudo foi desenvolvido a fim de discutir a distribuição e a evolução do Ensino Superior no Estado do Maranhão ao longo de uma década. Através de levantamento de dados bibliográficos e documentais e, posteriormente, de análises estatísticas, restou-se demonstrado que houve uma evolução significativa no que se refere ao número de instituições de ensino superior, onde as privadas ocupam lugar de destaque, bem como, da quantidade de ingressantes nessas instituições. Aspectos relacionados ao aumento da demanda aos cursos, às políticas públicas de acesso ao ensino superior e à aderência ao ensino à distância, foram apontados como os principais aspectos influenciadores nesta dominação das instituições privadas no cenário educacional maranhense que é reflexo do cenário nacional.

Biografia do Autor

Bruna Francischetto, UNIVERSIDADE DE TAUBATEÉ - UNITAU

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU.

Rosivania Araujo Mendes, Universidade de Taubaté – UNITAU

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté – UNITAU.

Fabiane Ferraz Silveira Fogaça, Universidade de Taubaté – UNITAU

Doutora em Psicologia e Professora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional – Universidade de Taubaté – UNITAU.

Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues, Universidade de Taubaté – UNITAU

Doutor em Psicologia Social e Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté – UNITAU.

Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté – UNITAU

Doutora Administração de Empresas e Diretora do Departamento de Psicologia do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté – UNITAU.

Thalita de Sousa Pereira, Universidade de Gurupi

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi.

Cheila Fernandes de Andrade, UNITAU

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional – UNITAU.

Referências

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Publicado
2020-04-24