CIEJA PERUS I E A INTERAÇÃO CULTURAL ENTRE BRASILEIROS E HAITIANOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência de integração entre estudantes brasileiros e haitianos, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos- CIEJA Perus I, escola situada na periferia de São Paulo. O CIEJA Perus I é a escola com maior número de imigrantes haitianos na cidade de São Paulo, chegando a aproximadamente 700 matrículas. Neste sentido, há toda uma preocupação pedagógica e administrativa para atendê-los com qualidade. Percebe-se que por questões políticas e estruturais, muitos haitianos deixam seu país de origem e buscam melhorias de vida em outros territórios. O CIEJA Perus I tornou-se o lugar onde acolhe essas pessoas, formando uma rede de convivência, dessa forma, é preciso muito mais do que acolhê-los, mas também os inserir no contexto escolar e promover aprendizagens a partir das diversas culturas, costumes e línguas. A metodologia da pesquisa utilizada é a descritiva qualitativa, baseada no levantamento bibliográfico sobre a temática, evidenciando como se dá a interação cultural entre brasileiros e haitianos no espaço escolar, observando as diretrizes da proposição de políticas públicas de inclusão, acolhimento e reparação social.
Referências
BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta. Migração de Crise: A Migração Haitiana para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 34, n. 1, p. 119-143, 2017.
BARONE, Rosa Elisa Mirra. Políticas públicas para educação de jovens e adultos. Tese de Doutorado. Universidade Bandeirante de São Paulo.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos Relator(a) Conselheiro(a): Carlos Roberto Jamil Cury Processo nº: 23001.000040/2000-55 Parecer CEB nº: 11/2000 CÂMARA OU COMISSÂO: CEB APROVADO EM: 10.05.2000.
COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel et al. Inserção Sociocultural de Haitianos em Porto Velho: O Ensino e Aprendizado da Língua Portuguesa. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade-Igarapé, v. 1, n. 5, p. 43-53, 2015.
DA SILVA, Susiele Machry. Aprendizagem do Português por Imigrantes Haitianos: Percepção das Consoantes Liquidas/L/e/R. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 70, n. 3, p. 47-62, 2017.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 58-77, 2001.
FERNANDES, Duval; FARIA, Andressa Virgínia de. O Visto Humanitário como Resposta ao Pedido de Refúgio dos Haitianos. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 34, n. 1, p. 145-161, 2017.
FGV/DAPP. Haitianos no Brasil: hipóteses sobre a distribuição espacial dos imigrantes pelo território brasileiro. http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/ . Acesso em 08/04/2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MACHADO, Laudir L., CERVERA, Maria Christina S. F. Um estudo histórico da modalidade de ensino eja- educação de jovens e adultos como uma política de inclusão com responsabilidade social. In: Revista Internacional de Debates da Administração Pública / Osasco, SP, v.1, n.1, p. 126-135, 2016.
SANTOS, W.F. Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo: Expectativa dos Alunos. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade Cidade de São Paulo, 2008.
SÃO PAULO (Cidade). Secretaria municipal de educação. Diretoria de orientação técnica. In.: reorganização da EJA educação de jovens e adultos na rede municipal de ensino de São Paulo. São Paulo: SME/DOT, 2008.
SÃO PAULO – Secretaria municipal de educação. Decreto Nº 43.052, de 4 de Abril de 2003 - Cria os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs.
SÃO PAULO – Secretaria Municipal de Educação - Portaria Nº 4917/07 - SME Dispõe sobre a Reorganização da Educação de Jovens e Adultos- EJA- da Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo, e dá outras providências. 2007.
SÃO PAULO, Conselho Estadual de Educação, Parecer nº1.344/92 que cria o CEMES,1992.
SILVA, Andrielly; DA SILVA, Elson M. Práticas de Letramento Digital de Nativos e Imigrantes Digitais na Organização do Trabalho Pedagógico de Sala de Aula na EJA. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE)(ISSN 2447-8687). 2017.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2–A Pesquisa Científica. Métodos de pesquisa, v. 1, 2009.
STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve História sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p.49-59, jun.2010
VINENTE DOS SANTOS, Fabiane. A inclusão dos migrantes internacionais nas políticas do sistema de saúde brasileiro: o caso dos haitianos no Amazonas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 23, n. 2, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).