CIEJA PERUS I E A INTERAÇÃO CULTURAL ENTRE BRASILEIROS E HAITIANOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Inclusão. Imigração. Reparação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência de integração entre estudantes brasileiros e haitianos, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos- CIEJA Perus I, escola situada na periferia de São Paulo. O CIEJA Perus I é a escola com maior número de imigrantes haitianos na cidade de São Paulo, chegando a aproximadamente 700 matrículas. Neste sentido, há toda uma preocupação pedagógica e administrativa para atendê-los com qualidade. Percebe-se que por questões políticas e estruturais, muitos haitianos deixam seu país de origem e buscam melhorias de vida em outros territórios. O CIEJA Perus I tornou-se o lugar onde acolhe essas pessoas, formando uma rede de convivência, dessa forma, é preciso muito mais do que acolhê-los, mas também os inserir no contexto escolar e promover aprendizagens a partir das diversas culturas, costumes e línguas. A metodologia da pesquisa utilizada é a descritiva qualitativa, baseada no levantamento bibliográfico sobre a temática, evidenciando como se dá a interação cultural entre brasileiros e haitianos no espaço escolar, observando as diretrizes da proposição de políticas públicas de inclusão, acolhimento e reparação social.

Biografia do Autor

Vinicius Ruiz Albino de Freitas, UFABC

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP, professor da UFABC e professor colaborador do Mestrado em Políticas Públicas da UMC.

Sérgio dos Santos, Rede municipal de educação de São Paulo

Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Gestão da Educação Pública pela UNIFESP, professor da rede municipal de educação de São Paulo.

Referências

BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta. Migração de Crise: A Migração Haitiana para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 34, n. 1, p. 119-143, 2017.

BARONE, Rosa Elisa Mirra. Políticas públicas para educação de jovens e adultos. Tese de Doutorado. Universidade Bandeirante de São Paulo.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos Relator(a) Conselheiro(a): Carlos Roberto Jamil Cury Processo nº: 23001.000040/2000-55 Parecer CEB nº: 11/2000 CÂMARA OU COMISSÂO: CEB APROVADO EM: 10.05.2000.

COTINGUIBA, Marília Lima Pimentel et al. Inserção Sociocultural de Haitianos em Porto Velho: O Ensino e Aprendizado da Língua Portuguesa. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade-Igarapé, v. 1, n. 5, p. 43-53, 2015.

DA SILVA, Susiele Machry. Aprendizagem do Português por Imigrantes Haitianos: Percepção das Consoantes Liquidas/L/e/R. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 70, n. 3, p. 47-62, 2017.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 58-77, 2001.

FERNANDES, Duval; FARIA, Andressa Virgínia de. O Visto Humanitário como Resposta ao Pedido de Refúgio dos Haitianos. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 34, n. 1, p. 145-161, 2017.

FGV/DAPP. Haitianos no Brasil: hipóteses sobre a distribuição espacial dos imigrantes pelo território brasileiro. http://dapp.fgv.br/haitianos-no-brasil-hipoteses-sobre-distribuicao-espacial-dos-imigrantes-pelo-territorio-brasileiro/ . Acesso em 08/04/2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MACHADO, Laudir L., CERVERA, Maria Christina S. F. Um estudo histórico da modalidade de ensino eja- educação de jovens e adultos como uma política de inclusão com responsabilidade social. In: Revista Internacional de Debates da Administração Pública / Osasco, SP, v.1, n.1, p. 126-135, 2016.

SANTOS, W.F. Educação de Jovens e Adultos na Cidade de São Paulo: Expectativa dos Alunos. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Universidade Cidade de São Paulo, 2008.

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria municipal de educação. Diretoria de orientação técnica. In.: reorganização da EJA educação de jovens e adultos na rede municipal de ensino de São Paulo. São Paulo: SME/DOT, 2008.

SÃO PAULO – Secretaria municipal de educação. Decreto Nº 43.052, de 4 de Abril de 2003 - Cria os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos - CIEJAs.

SÃO PAULO – Secretaria Municipal de Educação - Portaria Nº 4917/07 - SME Dispõe sobre a Reorganização da Educação de Jovens e Adultos- EJA- da Rede Municipal de Ensino do Município de São Paulo, e dá outras providências. 2007.

SÃO PAULO, Conselho Estadual de Educação, Parecer nº1.344/92 que cria o CEMES,1992.

SILVA, Andrielly; DA SILVA, Elson M. Práticas de Letramento Digital de Nativos e Imigrantes Digitais na Organização do Trabalho Pedagógico de Sala de Aula na EJA. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE)(ISSN 2447-8687). 2017.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2–A Pesquisa Científica. Métodos de pesquisa, v. 1, 2009.

STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve História sobre Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p.49-59, jun.2010

VINENTE DOS SANTOS, Fabiane. A inclusão dos migrantes internacionais nas políticas do sistema de saúde brasileiro: o caso dos haitianos no Amazonas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 23, n. 2, 2016.

Publicado
2020-05-07