A CONTABILIDADE AMBIENTAL NA ECOAUDITORIA
Resumo
As empresas situam-se em uma conjuntura mais rígida no tocante as suas responsabilidades, especialmente àquelas com impactos no meio ambiente. Assim, são impulsionadas, gradativamente, à adesão de práticas de gestão ambiental e de contabilidade e auditoria ambiental para os mais diversos fins, como imantar a confiabilidade necessária aos stakeholders quanto às informações evidenciadas em relação ao meio ambiente. Nesse sentindo, o presente artigo tem como objetivo discutir o uso da contabilidade ambiental na ecoauditoria, num contexto de gestão ambiental. Para tanto, fora realizado este estudo exploratório de natureza qualitativa e robustecido por pesquisa bibliográfica, a partir de artigos, dissertações e teses a respeito do tema. Concluiu-se que para uma efetiva auditoria ambiental faz-se necessário o maior rigor da contabilidade ambiental com a padronização na mensuração e na contabilização das contas contábeis relacionadas à questão ambiental.
Referências
ANDRADE, F. F.;MORAIS, L. S. A Relação da Contabilidade com Auditoria Ambiental no Contexto do Agronegócio na Cultura da Soja. Semana Acadêmica, 2013.
FENKER, E. A.; DIEHL, C. A.; ALVES, T. W. Um estudo empírico sobre gestão de custos e riscos ambientais em empresas atuantes no brasil. Revista Ambiente Contábil, v. 5, n. 2, p. 190, 2013.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, 2010
GONZÁLEZ MALAXECHEVARRIA, Á. De la auditoría integrada a la auditoría global. In: Segundo Congreso Internacional de Auditoría Integral.< http://www. respondanet. com/spanish/admin_financiera/auditoria/malax/auditoria_integrada_max. htm> (acessado em: 11 de setembro de 2016), 1995.
LAKATOS, E. M;; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. In: Fundamentos da metodologia científica. Altas, 2010.
MALAFAIA, R. M. S.; YOSHITAKE, M. Auditoria Ambiental como Instrumento de Controle: Uma Proposta Para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia. ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, v. 29, 2005.
RIBEIRO, M. S. Custeio das atividades de natureza ambiental. Tese (Doutorado. em Contabilidade). Universidade de São Paulo, 1998.
RIBEIRO, R. B.; ARAÚJO, A. O.; TAVARES, A. L.; CRYSTALINO, C. M. Impacto da não-preservação ambiental no resultado de uma indústria têxtil da região metropolitana de natal. Revista Universo Contábil, v. 6, n. 3, p. 80-95, 2010.
UHLMANN, V. O.; CRUZ, L. S.; RESKE FILHO, A. A interação da auditoria ambiental no processo de implementação do sistema de gestão ambiental. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. 4, n. 2, 2007.
WANDERLEY, L. J.; MANSUR, M. S.; MILANEZ, B.; PINTO, R. G. Desastre da Samarco/Vale/BHP no Vale do Rio Doce: aspectos econômicos, políticos e socio ambientais. Ciência e Cultura, v. 68, n. 3, p. 30-35, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).