A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO E DETERMINAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO TOCANTINS.

Resumo

Resumo: O presente estudo objetivou evidenciar a importância de se investir em educação continuada para policiais militares de maneira que as competências desses profissionais sejam ampliadas e aprimoradas. Para isso, utilizou-se os métodos:  qualitativo, quantitativo e indutivo, com realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, questionário e entrevista estruturada. Assim, pôde-se detectar diversas falhas ocorridas nos processos de ensino e gestão ao longo da existência da Policia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), que por sua vez trouxeram consigo diversos problemas. Todavia tal estudo demonstra que o fortalecimento de parcerias, a reestruturação do ambiente de ensino e o aprimoramento do Ensino a Distância, aliados ao planejamento longo prazo com vistas à capacitação continuada, poderão deixar visíveis os caminhos para se criar programas permanentes que refletirão na carreira desses profissionais e na eficiência dos serviços prestados.

 

Palavras-chave: Educação continuada. Treinamento. Desenvolvimento de pessoal. Polícia Militar.

Biografia do Autor

Gerson Barbosa Oliveira, PM-TO
Graduado em administração publica pela Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. É Policial Militar no Estado do Tocantins, Brasil; lotado na Academia Policial Militar Tiradentes em Palmas -TO.
Sônia Maria Moreira de Sousa, Unitins/UAB
Especialista em Gestão Pública e Qualidade, Coordenadora do curso de Administração Pública pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins/UAB.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto – Gerenciando Pessoas: como tornar os gerentes em gestores de pessoas. – 4. Ed. – São Paulo: Printice hall, 2003.

______. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MECONE, Márcia Cristina da Cruz. Manual do Candidato, pós-graduação. Albert Einstein, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Disponível em: < http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-mba/Documents/pos-graduacao-em-educacao-continuada-e-permanente-em-saude.pdf>. Acesso em: 02 Jun. 2015.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS. Institucional. Disponível em: <http://pm.to.gov.br/>. Acesso em: 19 Set. 2015.

TOCANTINS. DECRETO nº 5.492. ANEXO ÚNICO AO DECRETO nº 5.492, de 25 de agosto de 2016: Dispõe sobre o Quadro de Organização e Distribuição do Efetivo – QOD da Polícia Militar. Palmas: Estado do Tocantins, 2016.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos