A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO E DETERMINAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DO TOCANTINS.
Resumo
Resumo: O presente estudo objetivou evidenciar a importância de se investir em educação continuada para policiais militares de maneira que as competências desses profissionais sejam ampliadas e aprimoradas. Para isso, utilizou-se os métodos: qualitativo, quantitativo e indutivo, com realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, questionário e entrevista estruturada. Assim, pôde-se detectar diversas falhas ocorridas nos processos de ensino e gestão ao longo da existência da Policia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), que por sua vez trouxeram consigo diversos problemas. Todavia tal estudo demonstra que o fortalecimento de parcerias, a reestruturação do ambiente de ensino e o aprimoramento do Ensino a Distância, aliados ao planejamento longo prazo com vistas à capacitação continuada, poderão deixar visíveis os caminhos para se criar programas permanentes que refletirão na carreira desses profissionais e na eficiência dos serviços prestados.
Palavras-chave: Educação continuada. Treinamento. Desenvolvimento de pessoal. Polícia Militar.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto – Gerenciando Pessoas: como tornar os gerentes em gestores de pessoas. – 4. Ed. – São Paulo: Printice hall, 2003.
______. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MECONE, Márcia Cristina da Cruz. Manual do Candidato, pós-graduação. Albert Einstein, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Disponível em: < http://www.einstein.br/Ensino/pos-graduacao-e-mba/Documents/pos-graduacao-em-educacao-continuada-e-permanente-em-saude.pdf>. Acesso em: 02 Jun. 2015.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS. Institucional. Disponível em: <http://pm.to.gov.br/>. Acesso em: 19 Set. 2015.
TOCANTINS. DECRETO nº 5.492. ANEXO ÚNICO AO DECRETO nº 5.492, de 25 de agosto de 2016: Dispõe sobre o Quadro de Organização e Distribuição do Efetivo – QOD da Polícia Militar. Palmas: Estado do Tocantins, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).