DO ASSISTENCIALISMO AOS CUIDADOS DE CRIANÇAS PEQUENAS: RASTROS HISTÓRICOS, VESTÍGIOS CURRICULARES
Resumo
O currículo e a educação da pequena criança se constituem no percurso histórico e social marcados por tensões de poder sentidas em espaço de atuação, constituídos como prática social na garantia do direito do infante em ser respeitado enquanto indivíduo que se desenvolve na dinâmica educativa. No desafio de identificar a presença das pistas curriculares apontadas nos rastros históricos circunscritos pelo percurso assistencialista no Brasil República para compreender a relação prescrita ocultamente nas propostas educativas, pautamos nosso olhar teórico em Kuhlmann Jr. (2000), Faleiros (2011) e Augusto Pacheco (2005) dentre outros. Realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental de cunho explicativo alinhada à pesquisa de campo, que nos permitiu aplicação de um questionário aplicado a profissionais de educação em processo de formação continuada. Após a análise da percepção da assistência em detrimento de uma demanda de crianças carentes nas escolas, conciliamos os dados e ampliando os estudos com foco ao impasse pedagógico entre educação assistencialista e as ações curriculares, constatamos o atendimento à carência infantil nas escolas e a presença de um currículo que formalize a percepção de um cuidado social em meio ao cuidado pedagógico das pequenas crianças.
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