DA HEGEMONIA DO CONHECIMENTO A ECOLOGIA DE SABERES: UM DIÁLOGO COM UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA

  • Silvanis dos Reis Borges Pereira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-7341-7099
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Ecologia de saberes. Educação de velhos. Universidade da Maturidade UFT.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre os diálogos entre a valorização dos saberes dos velhos pela educação ofertada na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA, e os vários saberes em uma perspectiva pós-abissal. É uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e, como teoria basilar, utilizou-se a concepção de Souza Santos, Boaventura (2007) sobre a Ecologia dos Saberes, em que, no mundo, há multiplicidades de culturas com distintas formas de produzir saberes que guiam as atividades humanas sociais, culturais e produtivas. Concluiu-se que a Universidade da Maturidade da UFT – UMA está à frente em sua concepção de ensino em relação a muitas instituições de ensino que ainda estão presas ao pensamento abissal. A UMA trouxe a ecologia dos saberes para dentro da instituição, deixando concepções e metodologias embasadas na racionalidade cognitivo-instrumental em suas práticas de ensino, reestrumentalizando por meio da valorização dos múltiplos saberes não formais as maneiras de construção do conhecimento dos velhos.

Biografia do Autor

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. 

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena. 

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Doutor Docente Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins – UFT, coordenador e docente do Programa Universidade da Maturidade - UMA, Líder do Grupo de Pesquisa Pro-gero - Envelhecimento Humano. 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós Doutora Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Coordenadora Nacional da Universidade da Maturidade. Pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa Pro-gero e História, historiografia e fontes de pesquisa em educação. 

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Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos