DA HEGEMONIA DO CONHECIMENTO A ECOLOGIA DE SABERES: UM DIÁLOGO COM UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre os diálogos entre a valorização dos saberes dos velhos pela educação ofertada na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA, e os vários saberes em uma perspectiva pós-abissal. É uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e, como teoria basilar, utilizou-se a concepção de Souza Santos, Boaventura (2007) sobre a Ecologia dos Saberes, em que, no mundo, há multiplicidades de culturas com distintas formas de produzir saberes que guiam as atividades humanas sociais, culturais e produtivas. Concluiu-se que a Universidade da Maturidade da UFT – UMA está à frente em sua concepção de ensino em relação a muitas instituições de ensino que ainda estão presas ao pensamento abissal. A UMA trouxe a ecologia dos saberes para dentro da instituição, deixando concepções e metodologias embasadas na racionalidade cognitivo-instrumental em suas práticas de ensino, reestrumentalizando por meio da valorização dos múltiplos saberes não formais as maneiras de construção do conhecimento dos velhos.
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