A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO 1º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

  • Maria Joaquina Novo Carneiro UAb/Unitins
  • Tatiana Costa Martins UAB/Unitins

Resumo

Esta produção relaciona-se ao Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia na Universidade do Tocantins e procura demonstrar a importância da leitura, convidando os profissionais da educação de Jovens e Adultos a discutirem e refletirem as suas práticas no que diz respeito à leitura de seus alunos nas instituições de ensino. Aborda as dificuldades recíprocas dos professores e dos alunos em ensinar e aprender a ler com proficiência, além, de explicitar que a leitura é indissociável da escrita sob a ótica de diversos autores; reflete sobre a carência de exemplares nas bibliotecas, bem como acerca dos próprios alunos que devem ser incluídos no mundo da leitura, uma vez que exigem um olhar diferenciado quanto ao processo educativo por terem se distanciado há tantos anos da escola. Discorre também sobre a formação de professores, a inserção dos recursos tecnológicos na educação como coadjuvante ou vilão. A fundamentação teórica enquanto escolha metodológica traz contribuições significativas sobre as diferentes abordagens do assunto em foco, como forma de amenizar os problemas que envolvem o ato de ler nas escolas que possuem a modalidade EJA, Primeiro Segmento. Afere-se que é possível, sim, a formação de bons leitores, dada a importância da leitura no cotidiano dos alunos Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Maria Joaquina Novo Carneiro, UAb/Unitins
Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia/Unitins
Tatiana Costa Martins, UAB/Unitins
Pedagoga. Pós graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Formação de Gestores Educacionais. Orientadora Educacional e Professora no Ensino Superior pela Universidade Aberta do Brasil/Unitins.

Referências

BERENBLUM, Andréa. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2001.

CARBONELL, Sonia. Educação Estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos. São Paulo: Telos, 2012.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3 ed., nova ortografia. Brasília: Liber livro, 2011.

FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizar letrando: da oralidade à escrita. 9.ed.São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.

KUPSTAS, Marcia. Ciência e tecnologia em debate. São Paulo: Moderna, 1998.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de e MORAIS, Arthur Gomes de. Alfabetizar Letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. Leitura e escrita: Como aprender com êxito por meio da pedagogia por projetos. São Paulo: Contexto, 2009.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. Introdução e entrevista de Demerval Saviani e Betty Antunes de Oliveira: versão fina revista elo autor. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PORTO, Márcia. Um diálogo entre gêneros textuais. 1 ed. Curitiba: Aymará,2009.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes,2012.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos