“UM CURSO MODERNO DE BIOLOGIA PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA” (1965-1972): AS CONFIGURAÇÕES DO CURRÍCULO DO BSCS VERSÃO AZUL NO BRASIL
Resumo
O artigo analisa as relações sócio-históricas da construção da disciplina escolar Biologia para o ensino secundário no país, a partir da segunda metade do século XX. O estudo apoiou-se nos livros didáticos do Biological Science Curriculum Studiy (BSCS) versão azul vol. I e II, como fontes históricas, produzidos em 1962 no contexto da reforma do ensino de ciências norte-americano. Os LDs foram traduzidos e adaptados para o Brasil entre 1965 e 1972. O BSCS argumentou sua organização curricular com base no Neodarwinismo como instrumento para ressignificar as tradicionais áreas da História Natural e introduziu elementos modernizadores para as Ciências Biológicas como ciência matematizada e unificada. Sob a epistemologia de Francis Bacon, o BSCS protagonizou as atividades experimentais/laboratoriais na metodologia de como ensinar e aprender Biologia no ensino secundário.
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