HISTÓRIA LOCAL NO ÂMBITO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Memória. História Local. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo discute o ensino de história local e sua importância nos anos iniciais, abordando seus desafios e possibilidades no âmbito da escola. Superado o marco da democratização de acesso a escola fundamental, um novo desafio surge, isto é, garantir a apropriação do conhecimento científico como patrimônio histórico, por parte dos alunos. Neste sentido, o ensino de história nos anos iniciais coloca-se como instrumento de grande potencialidade. Nos últimos anos eta disciplina vem passando por importantes mudanças, mediante a valorização da memória a partir da realidade local, mediante a organização de seus próprios museus, centros de documentação, reunindo documentos, objetos e relatos históricos da história local. É a partir do ensino da História, que os conhecimentos históricos se tornam significativos para os alunos, como saber escolar e social, contribuindo para que reflitam sobre as vivências e as produções humanas, materializadas no seu espaço de convívio direto e nas organizações das sociedades, de tempo e espaço diferentes, reconhecendo-os como decorrentes de contradições históricas. Em consonância com as mudanças nos estudos historiográficos, o ensino de história local vem estabelecendo relações com diversos outros campos como aportes na construção do conhecimento científico, por exemplo, a antropologia, arqueologia.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Professor no Colegiado de pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Câmpus Cascavel.

Referências

BRASIL/ MEC: Parâmetros curriculares nacionais:História e Geografia. Secretariado Ensino Fundamental – SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponibilidade em: < basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 23 dez. 2018.

BITTENCOURT, Circe. O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2005.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter . Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.197-221.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma introdução à história. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O Ensino de História e seu Currículo. Petrópolis: Vozes, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP,1994.

LOMBARDI, José Claudinei. História e historiografia da educação: atentando para as fontes. In. LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (orgs.). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: PUCPR; Palmas, PR: UNICS; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2004. p. 141-176.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio na Formação de Professores: Unidade Teórica e Prática. São Paulo: Cortez, 2010.

RAGAZZINI, Dário. “Para quem e o que testemunham as fontes da história da educação?”. In: Educar em revista. n. 18/2001. Curitiba: Editora UFPR, 2001 p. 13-28.

REIS, José Carlos. Da “história global” à “história em migalhas”: o que se perde, o que se ganha. In: GUAZZELLI, César Augusto Barcellos. (Org.) Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.

SAVIANI, Demerval. Sobre a Natureza e Especificidade da Educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. V. 7, n.1, Salvador, p. 286–293, jun. 2015.

SILVA, J.C. Et al. . Estágio Supervisionado: o ensino de história nos anos iniciais em uma Escola Pública. In. I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia, 2008, Cascavel. I Simpósio Nacional de Educação e XX Semana de Pedagogia: O PDE e o atual contexto socioeducacional. Anais. Cascavel: EDUNIOESTE, 2008. Disponibilidade em https://docplayer.com.br/17461350-Estagio-supervisionado-o-ensino-de-historia-nos-anos-iniciais-em-uma-escola-publica-1.html. Acesso em 14 mar. 2020.

SCHAF, Adam. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ZAMBONI, Ernesta. Que História é essa? Uma proposta analítica dos livros paradidáticos de história. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.

Publicado
2020-08-18