TRILHANDO PESQUISAS SOBRE PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO DO ESTADO DA ARTE

  • Joceane da Silva Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Resumo

O Estudo do Estado da Arte é um processo investigativo no qual o pesquisador busca por estudos relacionados ao tema de interesse, elabora um mapeamento de pesquisas e identifica os conhecimentos construídos acerca do tema investigado, a fim de auxiliar em seus estudos. Assim, este estudo objetiva apresentar o Estudo do Estado da Arte na área de Formação de Professores, especialmente Professores Iniciantes. Realizamos mapeamento das pesquisas efetivadas em eventos como Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação e Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Este tipo de estudo auxiliou na construção e sistematização do referencial teórico sobre Professores Iniciantes, a partir das pesquisas selecionadas. Ele oferece aos pesquisadores uma rica busca de conhecimentos acerca do tema de interesse. Com esse texto esperamos contribuir para o uso desse tipo de estudo e no fomento de pesquisas referentes ao tema Professores Iniciantes.

Biografia do Autor

Joceane da Silva Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Professora da educação básica, especialista em alfabetização e letramento pela UNINTER e estudante de especialização pela UFSM.

Referências

DALMAZO, E.M; ANDRÉ, A. A constituição da profissionalidade Docente: Os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2013 Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia UFG, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2640_texto.pdf>. Acesso em: 22 de mar. 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa/ São Paulo, Paz e Terra, 2011.

HADDAD, S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília, DF: MEC/ Inep/ Comped, 2002. (Estado do Conhecimento n. 8).

LEONE, M.N; LEITE, F.U.Y. Desenvolvimento Profissional Docente e necessidades formativas de professores iniciantes. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Anais. CD-ROM.

MARTINS, M.R; ROCHA, A.S. Tornando-se Professora: Narrativas sobre os processos de Constituição da Identidade Docente de Licenciados em Matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2013 Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia UFG, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3140_texto.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.

MELIN, G.A. Diálogos e Acompanhamento: A escrita de professores iniciantes a serviço da formação docente. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 2012, Campinas. Anais. CD-ROM.

NOGUEIRA, D.E; ALMEIDA, A.O; MELIM, G.A. A docência expressa nas visões e nas vozes de Professores Iniciantes e acadêmicos: Revelações na/da pesquisa formação. In REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2013 Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia UFG, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3327_texto.pdf>. Acesso em: 22 de mar. 2014.

PAPI, G.O.S Professoras Iniciantes bem-sucedidas: Elementos de seu Desenvolvimento Profissional. In: In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2011 Natal. Anais Eletrônicos... Natal 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-695%20int.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.

PINHEIRO, C.A. Tempo-espaço na prática docente de professores dos anos iniciais da educação básica. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 2012, Campinas. Anais. CD-ROM.

ROSSETTO, G.A.R.S.; BAPTAGLIN, L.; FIGHERA, A.C.M. Narrativas socioculturais: abordagem investigativa para as pesquisas em formação de professores. In: X ANPED SUL, Reunião Científica da ANPED, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/795-0.pdf. Acesso em: 25 de mar. 2015.

TEIXEIRA, P. Como “se faz” O professor de História entre a formação inicial e os primeiros anos de sua prática? In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPED, 2012 Porto de Galinhas. Anais Eletrônicos... Porto de Galinhas 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2222_int.pdf>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

XV ENDIPE, Convergências e Tensões no campo da Formação e do Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 15, 2010, Belo Horizonte. Anais. CD-ROM.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos