PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DOS RITOS DE INICIAÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL EM MOÇAMBIQUE

Palavras-chave: Ritos de Iniciação. Educação. Moçambique. Produções Científicas.

Resumo

O artigo aborda os ritos de iniciação e sua influência no processo educacional em Moçambique. Trata-se de uma revisão bibliográfica das produções científicas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). As produções revisadas consideram uma ilusão acreditar na existência de educação em Moçambique enquanto um sistema de valores criado em discurso que contemple a cultura local, na qual os ritos de iniciação encontram-se inseridos, mas um modelo educacional que tem como base o viés eurocêntrico, que não acolhe a pluralidade cultural. Os resultados também apontam que a evasão escolar em Moçambique está arraigada na cultura dos ritos de iniciação, pois, a partir da inserção das meninas nos contextos de formação local (dos ritos), estas, ao retornarem para suas casas acabam não voltando para a escola, optando pelo casamento.

Biografia do Autor

Sebastião Irroga Moraes Chauma, Universidade Unipúngue de Moçambique

Docente na Universidade Unipúngue em Moçambique e formado em Ensino de História. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal de Amazonas, campus Vale do Rio Madeira. 

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação e Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidade – PPGECH/UFAM.

Referências

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BRAÇO, A. D. Educação pelos ritos de iniciação: contribuição da tradição cultural ma-sena ao currículo formal das escolas de Moçambique. Dissertação (mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, 2008.

CANDA, C. J. Educação autóctone tradicional e a educação oficial moderna: efeitos dos ritos de iniciação autóctone sobre o rendimento escolar dos alunos iniciados. Dissertação (mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, 2006.

CHAUA, R. C.J. Ritos de iniciação como espaços-tempos de produção de conhecimentos: Narrativas e diálogos em Nampula-Moçambique. Dissertação (mestrado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015.

COSSA, S. N. Corpo(u)s de história e províncias de relações Empáticas: uma etnografia de corpos de direitos, recusados em Moçambique. Tese (doutorado) Universidade Federal de Rio Grande do Sul, 2017.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

______. Identidade cultural na pós-modernidade.11ª ed. DP&A, 2006.

LÜDKE, M. André, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagem qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU., 2013.

MOROSINI, M. C. FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

NAMUHOLOPA, Ó. M. F. O papel dos ritos de iniciação na comunidade Yaawo : caso da cidade de Lichinga-Moçambique. Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Goiás, 2017.

OGOT, A. História Geral de África: África do século XVI ao XVIII. UNESCO. Brasilia, 2010.

ROMANOWSKI, J. P. ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

TOMMASI, L. WARDE, M. J. HADDAD, S. O Banco Mundial e as Políticas educacionais. 3ª ed. Cortez. São Paulo. 2000.

Publicado
2020-05-07