MÚSICA: ARTE E FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O APRENDIZADO

  • Francisco Sousa da Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A pesquisa – Música: arte e ferramenta para desenvolver o aprendizado – considera o tema música relevante, especialmente pelos benefícios ocasionados em ambiente escolar como aliada no processo de ensino-aprendizagem, teve como objetivo conhecer se as práticas que são desenvolvidas pelos professores de uma escola privada no município de Imperatriz, Estado do Maranhão, atendem o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI. Para a contemplação do objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo de caráter qualitativo. No que tange o conhecimento bibliográfico fundamentou-se em autores como Vygotsky e Wallon. Observou-se a música como elemento presente no cotidiano da escola, notando a ausência de um ensino regular e sistemático da mesma, vez que a música em geral ocupa um mínimo espaço na escola. Constatou-se que a maioria dos professores conhecem o RCNEI e dentro das reais possibilidades do seu cotidiano trabalham parcialmente de acordo com o RCNEI, conhecem parcialmente os seus princípios, objetivos e por vezes até seguem as orientações didáticas. Neste trabalho foram reconhecidas as potencialidades da música e as contribuições da mesma no desenvolvimento infantil, e para um melhor aproveitamento da ferramenta música foi proposto o uso de formação continuada com foco no RCNEI e na educação musical para um melhor aproveitamento deste recurso em ambiente de sala de aula.

Biografia do Autor

Francisco Sousa da Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins
Especialista Lato Sensu em Psicologia da Educação. Especialista lato Sensu em Políticas Públicas do Ensino Superior. Especialista Lato Sensu em Matemática Financeira. Especialista Lato Sensu em Administração em MKT e RH. Bacharel em Ciências Econômicas. Autor dos livros - Consumo e poupança: uma abordagem sob a ótica da alocação da renda. ISBN: 9788591618613. Ano: 2014. Estatística: do básico ao cotidiano. ISBN: 9788591618620. Ano: 2014. A arte de cuidar bem do seu dinheiro: o mercado de capitais como alternativa de investimento. ISBN: 9788591618606. Ano: 2013. Graduando em Licenciatura em Matemática (UFT). Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNINTER).

Referências

ALENCAR,Shirley Correia. A utilização da música como ferramenta no ensino-aprendizagem. Revista Construir Notícias nº53 p. 36-39. Recife: Construir,2010.

ALMEIDA, Mário de Sousa, Elaboração de Projeto,TCC, dissertação e tese:uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.

APPOLINARIO, Fabio. Metodologia Da Ciência: filosofia e pratica da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

BARSA. Enciclopédia Britânica do Brasil. Rio de Janeiro: Abril,1990.

BECKER, Valesca Elias. A música na escola: uma estratégia pedagógica. Criciúma: UNESC,2006.

BRASIL. MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.vol 1.Brasília: MEC/SEF,1998

BRASIL. MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.vol 3.Brasília: MEC/SEF,1998

COUTO, Ana Carolina Nunes; SANTOS, Israel Rodrigues Souza. Porque vamos ensinar música na escola? Reflexões sobre conceitos, funções e valores da educação musical escolar. Opus. Goiânia, v.15, n., p.110 – 125. jun.2009.

DIAS, Iracelia Nascimento. A musicalização na educação infantil.Artigo Científico. Imperatriz: FACIMP,2011.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo.vol 6. São Paulo: Cortez, 2005.

LAKATOS, Eva Maria;MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia cientifica. 7. Ed.-São Paulo: Atlas, 2010.

LEI Nº 11.769 de 18 de agosto de 2008. Obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

LIBANEO, José Carlos. Didática. 28º ed. São Paulo: Cortez,2008.

LOUREIRO, Alice Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental Campinas: Papirus,2003.

MICHAELES(2013). Dicionário Brasileiro. Disponível em http://www.uol.com.br Acesso em 27 fev 2016.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RAMOS,Rita de Cassia de Souza Soares;Salvi Rosana Figueiredo.Analise De Conteúdo e Analise Do Discurso Em Educacao Matematica –um olhar sobre a produção em periódicos qualis a1 e a2.IV SEMINARIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCACAO MATEMATICA.Brasilia:SBEM,2009.

RIBEIRO, Roberto Vieira. Assim é que se faz: desenvolvimento pessoal e profissional. São Paulo: Qualitymark, 2005.

RODRIGUES, Carmem Aguera Munhoz. A importância do ensino de música para o desenvolvimento infantil. Maringá: UEMA,2011.

SEVERINO,Antonio Joaquim.Metodologia Do Trabalho Cientifico.23˚.ed.at. São Paulo:Cortez,2010.

TOREZANI,Walquiria. Estatística I.Faculdade Univila .Vila velha:2004

VYGOTSKY,LevSemenovitch. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo – 3.ed. – São Paulo: Martins Fontes,2005.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos